Estrutura de mais de 2 mil anos, provavelmente dedicada a Júpiter, Juno e Minerva, foi achada na cidade de Sarsina, na Itália
Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 28/08/2023, às 07h51 - Atualizado às 07h55
Na última semana, o Ministério da Cultura italiano divulgou em publicação no Facebook ter realizado um achado impressionante: um antigo templo datado da era romana, encontrado na cidade de Sarsina, no norte da Itália. Segundo as informações, aquela estrutura possivelmente seria dedicada aos deuses romanos Júpiter, Juno e Minerva.
Um templo de três partes que remonta à era romana, com estruturas medievais adjacentes, surgiu recentemente em Sarsina", anunciou o Ministério da Cultura na publicação.
De acordo com a Revista Galileu, além do templo, também foi encontrado o pavimento que o acompanha e uma estrutura de grandes blocos de arenito chamada de pódio. Isso sem mencionar um sistema de drenagem, e indícios de um outro assentamento, ainda mais antigo, do século 4 a.C.
Sobre o achado, é importante situar onde ocorreu: segundo informado pelo site Heraldo, a cidade de Sarsina é um dos lugares mais importantes da Roma antiga, sendo local de nascimento de um importante autores do império, Plauto.
Já o portal Ancient Origins revela que, no passado, era comum construírem templos semelhantes ao recém-encontrado nos períodos do imperador Augusto e na dinastia júlio-claudiana. Outras importantes cidades romanas, como a própria Roma e Pompéia, também possuíam templos semelhantes.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra