Fotografia do local em que acampamento militar romano foi descoberto na Suíça - Divulgação/Cantão de Grisões/Andrea Badrutt
Arqueologia

Antigo acampamento militar romano é descoberto em montanha na Suíça

Local de antigo campo de batalha e acampamento militar romano foi identificado no corredor Colm la Runga, nos Alpes de Platta, na Suíça

Éric Moreira Publicado em 31/08/2024, às 15h00

Recentemente, arqueólogos da Universidade de Basileia, na Suíça, em colaboração com o Serviço Arqueológico de Grisões, descobriram no corredor Colm la Runga, na área dos Alpes de Platta, vestígios de um antigo acampamento militar romano.

No local que vem sendo investigado pelos pesquisadores, já havia sido identificado anteriormente um antigo campo de batalha, onde romanos teriam lutado em campanha contra a tribo local dos Suanetes (chamados de Raeti por Plínio, o Velho), buscando o domínio daqueles alpes montanhosos.

Para o estudo, foi utilizada a tecnologia LiDAR na área ao redor, que permitiu que os arqueólogos identificassem os vestígios de um acampamento militar a uma altitude de mais de 2.200 metros. Essa tecnologia, vale mencionar, utiliza luz laser para medir distâncias até a superfície da Terra, permitindo a formulação de mapas digitais detalhados da paisagem.

+ A impressionante adaga romana encontrada por um arqueólogo amador na Suíça

Pesquisadores durante análise LiDAR do terreno / Crédito: Divulgação/Cantão de Grisões/Andrea Badrutt

 

Acampamento romano

Conforme descrito pelo Heritage Daily, o acampamento é fortificado com três fossos e uma muralha. Ele ocupa uma posição estratégica da região, permitindo que seus defensores controlassem todo o acesso aos vales circundantes, a partir de passagens nas montanhas.

Após pesquisas geofísicas no local, foram escavados ali uma variedade de armas utilizadas pelos antigos soldados romanos, incluindo estilingues e pregos de sapato. Alguns estilingues, vale mencionar, possuem um carimbo com a marca da 3ª Legião, conhecida por lutar nas batalhas de Crap Ses Gorge e no Passo Septimer ao lado das 10ª e 12ª Legiões, em 15 a.C..

Em comunicado, os pesquisadores apontam que a descoberta de um acampamento militar romano naquela região possibilita um melhor rastreamento de como as forças romanas avançaram pela região há 2 mil anos, passando de Bregaglia, na Itália, até Tiefencastel, na Suíça, e depois em direção a Chur e ao Vale do Reno Alpino.

Romanos Mundo História notícias arqueologia Suíça acampamento acampamento militar

Leia também

Harry irá viajar à Inglaterra para evento beneficente sem Meghan Markle, diz jornal


Empresa que promete viagens de balão ao espaço realiza primeiro teste de voo


Mensagem de aniversário de William e Kate para Harry seria 'novo protocolo'


Conheça Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Princesa Kate faz primeira reunião do ano após concluir quimioterapia