Jarro de barro e peças de cerâmica - Edson Batista/Acervo Pessoal; Gabriel Cordovil/Acervo Pessoal
Arqueologia

Antes submersas, cerâmicas antigas são reveladas devido à seca no Amazonas

Entre os artefatos encontrados, destaca-se um jarro de barro bem preservado, além de sete peças menores de cerâmica quebradas

Redação Publicado em 24/10/2024, às 12h20

A seca histórica que afeta os rios da Amazônia revelou peças de cerâmica antigas, antes submersas. O achado foi feito por dois pescadores em Urucará, a 260 km de Manaus. Entre os artefatos encontrados, destaca-se um jarro de barro bem preservado, além de sete peças menores de cerâmica quebradas.

Em entrevista ao Estadão, Edson Batista, de 37 anos, e seu sobrinho Gabriel Cordovil, de 16, contaram que avistaram os objetos enquanto pescavam no dia 12 de outubro. O local da descoberta, conhecido como Pedral do São José, é um sítio arqueológico com petróglifos de rostos humanos, chamados de "caretas" pelos moradores.

Preocupados com a preservação dos itens, os pescadores decidiram recolhê-los, já que a área é movimentada e poderia danificar os objetos. A prefeitura de Urucará informou ao Estadão que acionou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para avaliar as peças, e a criação de um museu local está sendo considerada.

Seca histórica

O governo do Amazonas estima que a seca de 2024 tenha afetado mais de 800 mil pessoas. Os rios Madeira, Negro e Solimões atingiram níveis mínimos recordes, comprometendo o transporte fluvial, fundamental para o abastecimento de água e alimentos em regiões isoladas.

Apesar da gravidade, o fim da estiagem está próximo, geralmente encerrando-se entre o final de outubro e o início de novembro. Além dos achados mencionados, a seca também revelou outros artefatos, como ruínas do Forte de São Francisco e canhões de bronze.

Leia também: Seca em rio no Amazonas revela naufrágio de navio do século 19

arqueologia Amazonas artefatos Seca rios Iphan Urucará peças de cerâmica

Leia também

Estrela do box, Maguila falece aos 63 anos


Caso Robinho: Veja detalhes sobre o novo documentário do Globoplay


'Origens': nova série da Turma da Mônica chega ao streaming


Cidade medieval perdida no Uzbequistão é descoberta


Ayrton Senna será homenageado no próximo GP de Interlagos


Saiba como cinzas e lama de tragédias ambientais viraram arte de rua