Tomás Franchini, de 35 anos, caiu no último domingo, 2, enquanto subia a parte mais ao nordeste do nevado Cashan, com 5.716 metros de altura
Redação Publicado em 04/06/2024, às 19h14
O corpo de Tomás Franchini, um alpinista italiano de 35 anos, foi encontrado após um acidente ocorrido durante uma escalada em uma montanha nevada no Peru, informou a Associação de Guias de Montanha do Peru (AGMP) nesta terça-feira, 4. Franchini sofreu uma queda no último domingo, 2, enquanto subia a face nordeste do nevado Cashan, que tem 5.716 metros de altura e está localizado na região central de Áncash, aproximadamente 400 quilômetros ao norte de Lima.
“É com profundo pesar que informamos a morte do experiente montanhista Tomás Franchini na montanha Cashan”, declarou a AGMP em comunicado oficial. “Em uma operação coordenada, o corpo foi recuperado na tarde de segunda-feira, encerrando assim os esforços de busca e resgate”, acrescentou a associação.
A AGMP informou que está trabalhando com as autoridades para a transferência do corpo de Franchini para a cidade vizinha de Huaraz, em conformidade com a legislação. Ao longo de sua carreira, Franchini realizou diversas atividades de alto nível em diferentes cadeias de montanhas ao redor do mundo.
O seu legado como montanhista e sua paixão pelas montanhas permanecerão na memória daqueles que o conheceram", destacou a organização.
Em maio, o corpo de um turista israelense, desaparecido há quase um mês durante uma caminhada em uma cordilheira peruana, foi encontrado a mais de 5 mil metros acima do nível do mar.
Segundo 'O Globo', a Cordilheira Branca, localizada no nordeste do Peru e conhecida por abrigar montanhas nevadas como Huascarán (6.768 metros) e Cashan (5.716 metros), é um destino turístico popular entre alpinistas de várias partes do mundo.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra