Darya Dugina em fotografia - Divulgação
Rússia x Ucrânia

Agência de Inteligência russa diz que Ucrânia matou Darya Dugina

A mulher, que é filha de um filósofo próximo à Putin, perdeu a vida em um atentado no último final de semana

Redação Publicado em 22/08/2022, às 17h20

Darya Dugina, a filha Alexander Dugin, por vezes descrito como "o guru de Putin", perdeu sua vida após seu carro explodir enquanto ela ia embora de um festival nacionalista na Rússia no último sábado, 20. 

O FSB, agência de inteligência russa, afirmou nesta segunda-feira, 22, que o governo da Ucrânia está por trás do atentado. Também acredita-se que o ataque era direcionado, na verdade, ao pai da mulher de 29 anos. 

Conforme informações repercutidas pela Folha de São Paulo, o órgão considerou que a responsável por executar o ato foi Natalia Vovka, uma ucraniana infiltrada no território no último mês de julho que teria se mudado para o mesmo condomínio de Dugina, e ainda comparecido ao festival mencionado. 

A validade das acusações pode ser questionada, todavia, pelo fato do Kremlin ter divulgado uma vasta quantidade de informações a respeito da suposta trajetória de Vovka em um curto período de tempo. A Ucrânia, por sua vez, nega o envolvimento com o ataque, segundo apurado pela CNN. 

Guru de Putin 

Alexander Dugin é um filósofo e cientista político defensor de uma ideologia ultranacionalista, pregando a expansão do controle russo para regiões localizadas além das fronteiras da Rússia. 

Durante esta guerra contra a Ucrânia, vale mencionar que um dos auto-proclamados objetivos do Kremlin seria a "libertação" de certas áreas separatistas dentro do território ucraniano, como Donetski e Lugansk, que querem se tornar repúblicas independentes. 

Um detalhe de relevância é que, enquanto existem analistas da Rússia que consideram os pensamentos de Dugin como extremamente influentes para as decisões do governo de Putin, outros acreditam que o impacto do ideólogo não seja assim tão grande. 

Mundo guerra Rússia Ucrânia atentado Aleksandr Dugin Darya Dugina

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais