Imagens das obras no Parque Linear, em Belém - Reprodução/Vídeo/X/@belematualidade
Arqueologia

‘Achado único’ é feito durante obra da COP 30, em Belém

A proa de uma possível embarcação foi descoberta durante as as obras do canal da Doca e da construção do Parque Linear

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 14/08/2024, às 14h26 - Atualizado às 18h03

Nesta segunda-feira, 12, foi descoberta a proa de uma possível embarcação metálica antiga durante uma das obras da COP 30, na avenida Visconde de Souza Franco (Doca), em Belém. De acordo com o Iphan, esse achado arqueológico é considerado único para a região.

Conforme repercutido pelo G1, o objeto foi encontrado por uma equipe de pesquisa da empresa responsável pelo acompanhamento arqueológico das obras de engenharia do canal da Doca e da construção do Parque Linear.

Após a descoberta, a equipe técnica da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará foi ao local para inspecionar, fazer os primeiros registros e orientar os trabalhadores sobre o isolamento, contenção e interrupção das obras próximas ao bem encontrado.

A proa da embarcação foi descoberta na subsuperfície, na borda do canal. O Iphan informou que entrou em contato com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) para coordenar ações de conservação e resgate arqueológico adequado, além de planejar o estudo posterior do achado e as futuras etapas para sua exposição em museus.

Descobertas

O Iphan também comunicou que o objeto arqueológico é considerado único, pois, até agora, não havia registros de descobertas semelhantes feitas em escavações arqueológicas durante processos de licenciamento para obras públicas no Centro Histórico de Belém.

A embarcação nos possibilita refletir acerca da história da formação urbana da cidade e como, ao longo do tempo, a sociedade mudou suas relações com os rios e igarapés que eram as vias de locomoção, antes do aterramento e asfaltamento de Belém”, afirmou o Iphan.

O Instituto destacou também que a descoberta oferece uma oportunidade para refletir sobre o local, que, em séculos passados, foi um importante entreposto econômico e portuário na cidade. Atualmente, a área se transformou em um bairro comercial e habitacional, distanciado de sua identidade portuária original.

descoberta arqueologia Embarcação Belém COP 30

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro