Retrato colorizado de Machado de Assis - Divulgação/Faculdade Zumbi dos Palmares
Machado de Assis

ABL receberá mural de 18 metros para homenagear Machado de Assis

O Negro Muro, projeto contínuo dedicado à preservação da memória negra, é o responsável pela homenagem ao renomado escritor

Redação Publicado em 30/08/2024, às 18h00

Para celebrar os 185 anos do nascimento deMachado de Assis, o projeto Negro Muro irá realizar uma grandiosa homenagem ao mais destacado nome da literatura brasileira e um dos maiores da literatura mundial. 

Conforme repercutido pelo ICL Notícias, um painel de 18 metros, exibindo a imagem do escritor e referências à sua obra, está sendo pintado na lateral da Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição que Machado ajudou a fundar. Localizado no Centro do Rio de Janeiro, o mural estará concluído até o final de setembro.

O Negro Muro é um projeto contínuo dedicado à preservação da memória negra por meio de murais públicos. Funciona como uma cartografia negra do Rio de Janeiro através do muralismo e inclui uma vertente educativa, oferecendo livros didáticos e realizando aulas, palestras e atividades em escolas, com foco especial nas instituições públicas. O projeto é uma iniciativa do muralista Cazé e do produtor e pesquisador Pedro Rajão.

“A importância de pintar Machado de Assis na ABL é pelo fato de ele ser reconhecido como o maior nome de nossa literatura, mas também porque de tempos em tempos esse escritor genial volta à pauta, seja na discussão da identificação racial dele, seja para discutir sua obra, ou porque uma tiktoker gringa descobriu a sua escrita e esgotou seus livros na Amazon. Ele está tão vivo que agora vai aparecer em cores pelos pincéis do Cazé e pela minha pesquisa”, afirmou Rajão.

+ Machado de Assis: o grave erro com a imagem do maior escritor da história do Brasil.

Outros detalhes

O mural, com 18 metros de altura e 8 metros de largura, exibirá um grande retrato de Machado de Assis pintado a pincel, incorporando referências estéticas do Rio de Janeiro do século 19, além de aspectos pessoais da vida do escritor. Entre esses elementos, estarão incluídos a sua esposa, Carolina Augusta, sua paixão pelo xadrez, a cadelinha Graziela, e sua trajetória como tipógrafo, entre outras surpresas.

O Petit Trianon, edifício histórico doado pelo governo francês à Academia Brasileira de Letras em 1922, abriga a coleção pessoal de Machado, incluindo documentos, seus óculos, um pequeno caldeirão, móveis de sua casa e uma imponente estátua. Esta estátua será posicionada em frente ao próximo mural do projeto.

aniversário homenagem Machado de Assis mural Negro Muro

Leia também

EUA condenam líderes de seita que forçaram crianças a trabalhar


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos


Kate Middleton teria convencido William a postar mensagem de aniversário para Harry, diz biógrafa


Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias