Bolsonaro observando cadetes da Força Aérea durante cerimônia - Getty Images
Brasil

52% dos brasileiros desaprovam envolvimento de militares no governo e política, diz pesquisa

Desde quando o levantamento começou a ser feito, em maio de 2020, está é a primeira vez que mais de metade da população mostra rejeição com a participação das Forças Armadas

Fabio Previdelli Publicado em 21/08/2021, às 09h19

Segundo levantamento feito pelo PoderData, do portal Poder360, a maioria dos brasileiros desaprova o envolvimento de militares no governo e na política — esse é o maior índice de rejeição desde que o veículo começou a fazer as pesquisas, em maio de 2020. 

Há quatro meses, em abril, para se ter ideia, o índice de reprovação a respeito da atuação das Forças Armadas no campo político era de 45% — o que representa um aumento de 7 pontos percentuais, que fica bem acima da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos.  

Além disso, a avaliação positiva dos militares teve uma queda de 3% (de 35 para 32). O índice representa um recorde negativo para os fardados, já que é a primeira vez que a taxa de rejeição chega a 50%.  

Quando começou ser medida, o índice era 15% menor. Para chegar nesses números, o PoderData entrevistou, entre 16 e 18 de agosto, 2.500 pessoas de 433 diferentes municípios, espalhados por todos os 26 estados e o Distrito Federal.  

Brasil notícias pesquisa governo Política Forças Armadas rejeição

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais