De acordo com a pesquisa, a batalha que colocou Aníbal em destaque ocorreu nas margens do rio Tejo, no ano 220 a.C
Penélope Coelho Publicado em 22/04/2020, às 12h01 - Atualizado às 12h02
Aníbal Barca foi um comandante cartaginês que ficou famoso depois de marchar com 40 elefantes pelos Alpes para derrotar os romanos. No entanto, dois anos antes dessa batalha, o homem comandou uma guerra de mais de 100 mil homens, contra os espanhóis da tribo Vettones. Foi essa vitória que colocou Aníbal em ascensão para poder enfrentar Roma.
O local do confronto, no entanto, tem sido motivo de discussão entre arqueólogos e historiadores durante anos. Segundo um estudo interdisciplinar realizado pelos arqueólogos Javier Fernández da Equipe Arqueológica de Caraca-Driebes e Emilio Gamo, do Museu Nacional de Arte Romana, agora existe a possibilidade de determinar uma localização precisa.
Segundo a nova pesquisa, a batalha ocorreu nas margens do rio Tejo, entre Driebes e Illana, em Guadalajara, no centro da Espanha, em 220 a.C. O estudo leva em consideração as descrições e evidências da luta, além das características naturais do rio. Para esses estudiosos essa seria a rota mais lógica.
No entanto, os pesquisadores estão analisando a área com objetivo de localizar qualquer evidência que possa ter sido deixada pelo exército cartaginense de Aníbal, incluindo ossos de elefantes que possivelmente estiveram nessa batalha.
Quase que um reality show: A etiqueta no Palácio de Versalhes
Cidade de mais de 3 mil anos encontrada no Egito deverá ser estudada em até 10 anos
Fóssil de 41 milhões de anos revela moscas acasalando
Novas descobertas sugerem que a nossa ancestral, Lucy, tinha cérebro humano primitivo
Estudo revela estilo de vida norte-americano antes do contato com europeus, nos séculos 16 e 17
O mito da pureza branca: conheça as verdadeiras cores das estátuas gregas