Cenas de 'O Poderoso Chefão', 'O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei' e 'A Lista de Schindler' - Reprodução/ Paramount Pictures / Reprodução/WingNut Films / Reprodução/Universal Pictures
Cinema

Veja 5 filmes inspirados em livros que já venceram o Oscar

Neste domingo, 10, ocorre a tão aguardada cerimônia do Oscar 2024; confira a seguir cinco filmes premiados inspirados em livros!

Éric Moreira Publicado em 10/03/2024, às 10h42

Neste domingo, 10 de março, acontece a tão aguardada cerimônia do Oscar 2024, em que alguns dos maiores lançamentos cinematográficos do último ano serão consagrados com as famosas estatuetas douradas. Entre os favoritos da edição deste ano, estão: 'Oppenheimer', de Christopher Nolan, 'Pobres Criaturas', de Yorgos Lanthimos, e 'Assassinos da Lua das Flores', de Martin Scorsese.

+ Oscar 2024: Onde assistir aos filmes baseados em fatos indicados?

Os três filmes mencionados contam com, respectivamente, 13, 11 e 10 indicações nas mais variadas categorias. Porém, todos os anos, não há outro prêmio mais cobiçado e debatido na noite do Oscar que o de Melhor Filme — o qual, vale dizer, todos os três disputam.

Cenas de 'Oppenheimer', 'Pobres Criaturas' e 'Assassinos da Lua das Flores', respectivamente / Crédito: Reprodução/Universal Pictures / Reprodução/Searchlight Pictures / Reprodução/Paramount Pictures

 

Destes, dois — 'Oppenheimer' e 'Pobres Criaturas' — disputam outra categoria que está, também, entre as principais da noite: roteiro adaptado. Estes filmes são adaptações de livros, peças de teatro ou quaisquer outras histórias que já existiam anteriormente. Visto isso, confira a seguir cinco filmes inspirados em livros que já venceram o Oscar em outras edições:

1. O Poderoso Chefão (1972)

Uma lista sobre vencedores do Oscar ou filmes célebres, em geral, quase sempre conta com 'O Poderoso Chefão', lançado em 1972 e dirigido por Francis Ford Coppola. O longa foi indicado ao Oscar de 1973 em 9 categorias — incluindo três atores em Melhor Ator Coadjuvante — e vencido em três: Melhor Filme, Melhor Ator (para Marlon Brando, que em feito histórico recusou o prêmio) e melhor roteiro adaptado.

+ Como a máfia de verdade influenciou na produção de 'O Poderoso Chefão'

Cena de 'O Poderoso Chefão' / Crédito: Reprodução/Paramount Pictures

 

Inspirado no livro homônimo de Mario Puzo, de 1969, o filme acompanha uma família mafiosa de base italiana, os Corleone, que luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos após Segunda Guerra Mundial.

Porém, uma tentativa de assassinato deixa o "padrinho" Vito Corleone incapacitado, e seus filhos Michael e Sonny precisam assumir os negócios e se envolver em situações cada vez mais arriscadas.


2. Um Estranho no Ninho (1975)

Na edição de 1976 do Oscar, o filme 'Um Estranho no Ninho', dirigido pelo cineasta checo Miloš Forman, foi indicado ao prêmio em nove categorias, conquistando cinco delas: Melhor Filme, Melhor Ator (Jack Nicholson), Melhor Atriz (Louise Fletcher), Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Jack Nicholson como Randall McMurphy em 'Um Estranho no Ninho' / Crédito: Reprodução/ United Artists

 

O filme, por sua vez, é baseado no livro de mesmo nome publicado em 1962 e escrito por Ken Kesey. Acompanha Randall McMurphy (um papel célebre de Jack Nicholson), um indivíduo de espírito livre que termina em uma clínica psiquiátrica após fugir da prisão e, lá, lidera os demais pacientes em uma rebelião contra a equipe opressiva, chefiada pela enfermeira Mildred Ratched (Louise Fletcher).


3. A Lista de Schindler (1993)

Lançado em 1993, 'A Lista de Schindler' é mais um dos vários memoráveis filmes dirigidos por Steven Spielberg que, na edição de 1994 do Oscar, recebeu 12 indicações.

Ao todo, venceu sete das categorias indicadas: Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte.

Cena de 'A Lista de Schindler' (1993) / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

 

Este filme é inspirado no livro de mesmo nome publicado em 1982 e de autoria do escritor australiano Thomas Keneally, que conta a verdadeira história do industrial alemão Oskar Schindler que, graças a sua astúcia e forte influência, conseguiu salvar a vida de mais de mil judeus durante o terrível Holocausto nazista.

+ Lista de Schindler escrita em 1945 é colocada à venda por valor milionário


4. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

Em 2003, as pessoas que acompanharam o Oscar puderam assistir a uma das maiores lavadas da história. Isso porque o cineasta Peter Jackson, responsável por 'O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei' — o terceiro da saga — não só teve seu filme indicado em 11 categorias, como levou o prêmio em todas: Melhor Filme, Melhor Canção Original, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Efeitos Visuais, Melhor Mixagem de Som, Melhor Figurino, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte e Melhor Maquiagem.

Cena de 'O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei' / Crédito: Reprodução/WingNut Films

 

No caso, esse foi o terceiro filme adaptado da saga, e os dois anteriores também foram indicados ao prêmio de Melhor Filme, mas não venceram. 'O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei' foi publicado em 1955. Escrito por J.R.R. Tolkien, retrata o confronto final entre as forças do bem e do mal que lutam pelo controle da Terra Média.


5. O Discurso do Rei (2010)

O mais recente desta lista, 'O Discurso do Rei' é um drama biográfico de 2010, dirigido por Tom Hooper e que, chegando de mansinho, conquistou o Oscar em 2011 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original (de um total de 12 indicações).

Esta é uma adaptação do livro 'O Discurso do Rei: Como Um Homem Salvou a Monarquia Britânica', publicado também em 2010, escrito por Mark Logue e Peter Conradi.

+ O discurso do rei: George VI, o monarca gago da Inglaterra e pai de Elizabeth II

Cena de 'O Discurso do Rei' / Crédito: Reprodução/Paris Filmes

 

Na narrativa, o príncipe Albert da Inglaterra, prestes a se tornar rei George VI, precisa superar um terrível problema que sofre antes de discursar em sua posse: a gagueira.

Para tanto, sua esposa, Elizabeth, a "rainha mãe", contrata o ator australiano e fonoaudiólogo Lionel Logue, que utiliza de meios não convencionais para ensinar o monarca a falar com segurança e acaba desenvolvendo uma extraordinária amizade.

curiosidades Livros Cinema Oscar filmes entretenimento matérias adaptações

Leia também

Ainda Estou Aqui: Conheça o livro que inspirou o filme de sucesso


5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome


O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William


Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?


De Clinton a Nixon: Relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos


Senna: Compare o elenco da série com as pessoas reais