Bonifácio VIII - Wikimedia Commons
Idade Média

De onde vem a expressão "Quem cala consente"?

Aquele que não se manifesta contra uma atitude concorda com ela. Desde o século 13, esse é o significado da máxima popular quem cala consente

Izabel Duva Rapoport Publicado em 17/11/2019, às 08h00

Presente em várias línguas, como o inglês (silence gives consent) e o espanhol (quien calla otorga), a expressão foi cunhada por Bonifácio VIII, papa entre 1294 e 1303, em uma de suas decretais.

As decretais eram as cartas oficiais dos papas medievais em resposta a consultas populares sobre questões jurídicas e morais. “O que o líder do clero decidia acabava virando lei”, afirma Ricardo da Costa, historiador e professor da Universidade Federal do Espírito Santo e da Universidade de Alicante, na Espanha. “Essa era uma das formas de o direito canônico combater as leis orais, baseadas em tradições e superstições”, explica ele.

Por causa de suas bulas e decretais, Bonifácio VIII foi sequestrado na Itália e morto a mando de Filipe IV, o Belo. O rei da França não concordava com as ideias de Bonifácio, que isentou a Igreja de impostos e declarou o poder dos papas superior ao dos reis.

Bonifácio VIII, aliás, ficou conhecido como o papa ateu que queria dominar o mundo. Além de declarar o poder absoluto do pontífice sobre todos os outros governantes, Bonifácio, com seu exército, saqueou e queimou a cidade italiana de Palestrina em 1298, matando 6 mil pessoas. Foi deposto militarmente pelos franceses. E curiosamente, para quem queria o papa Bonifácio VIII como imperador do mundo, parece que ele não acreditava em Deus.

Segundo o historiador britânico John McCabe, ele teria afirmado diante de bispos, arcebispos e o rei: “Nunca existiu Jesus, e a hóstia é só água e farinha. Maria não era mais virgem que minha própria mãe, e não existe mais problema em adultério que em esfregar uma mão na outra”.

Após sua morte na prisão, foi sucedido por Bento IX. E logo, logo, em 1305, assumia um novo papa, Clemente V, que transferiu a sede do papado de Roma para a cidade provençal de Avignon. Com a queda de Bonifácio VIII, a Igreja teve de se calar e consentir a retomada de poder da monarquia.


Saiba mais sobre a Igreja Católica através das obras abaixo

Martinho Lutero. Uma Coletânea de Escritos - Série Clássicos da Reforma (2017)

link - https://amzn.to/2CEGenl

História da Reforma: Um dos acontecimentos mais importantes da história do cristianismo em uma narrativa clara e envolvente, Carter Lindberg (e-book)

link - https://amzn.to/32Iuafx

Como A Igreja Católica Construiu A Civilização Ocidental, Thomas E. Woods Jr (2008)

link - https://amzn.to/33MHG2Z

As verdades que nunca te contaram sobre a Igreja Católica: A verdade por trás das cruzadas, da inquisição e muito mais, Alexandre Varela, Viviane Varela (2018)

link - https://amzn.to/32K9aoQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Religião Idade Média História origem Bonifácio VIII Igreja Católica expressão

Leia também

Irmãos Menendez: compare o elenco da série com as pessoas reais


Relembre a ligação entre familiar de ex-executivo da OceanGate e vítimas do Titanic


O dia em que Keanu Reeves participou do casamento de desconhecidos


Irmãos Menendez: O familiar que acreditava na versão contada por Lyle e Erik


Irmãos Menendez: Veja 5 momentos chocantes do julgamento de Lyle e Erik


Titanic: Veja 5 mitos sobre o naufrágio mais famoso da História