A premiação, que acontece há 61 anos, coleciona alguns fatos peculiares que poucas pessoas conhecem
Caio Tortamano Publicado em 26/01/2020, às 11h00
Um dos prêmios mais assistidos da televisão americana e mundial, o Grammy reúne os maiores artistas do ano para serem prestigiados por suas contribuições para a música. A premiação reúne algumas curiosidades interessantes que, ao longo dos anos, tem a tendência de aumentar.
Conheça alguns fatos sobre o prêmio:
1. Primeira transmissão ao vivo
Por mais que a primeira edição do Grammy tenha acontecido em 1959, não era costume transmitir ao vivo premiações desse tipo. Pelo menos até 1971, quando a 13ª edição do troféu foi transmitida nas televisões do país todo.
2. O maior azarão
Ser indicado ao prêmio máximo do mercado de música por si só já uma tarefa e tanto, e ganhar é ainda mais difícil. Porém, quanto mais indicações alguém receber, suas chances de levar algum gramofone dourado para casa tendem a aumentar. Mas isso não se aplicou a Morten Lindberg.
Com 34 indicações e apenas uma vitória, o engenheiro de som norueguês, se tornou um dos maiores azarados da premiação. Normalmente trabalhando com grupos e solistas da Escandinávia, ele foi indicando duas vezes para a variação do Grammy em seu país, mas não venceu.
3. O cantor mais prestigiado
A maior estrela da história do Grammy certamente é Stevie Wonder, o cantor coleciona impressionantes 25 estatuetas e 74 indicações. Seu prestígio é tão grande perante a premiação que, certa vez, ele foi honrado com um especial televisivo que contava com nomes como os de Beyoncé, Lady Gaga e o próprio Wonder.
4. Obama é um dos ganhadores do prêmio
Ele não somente ganhou um, bem como levou dois Grammys para casa. O primeiro foi conquistado em 2006, quando Obama era senador pelo estado de Illinois, o segundo foi dado a ele em 2008 enquanto era presidenciável.
Ambos os prêmios foram dados na categoria Melhor Álbum Falado, em 2006 por Dreams From My Father (Sonhos de Meu Pai, em tradução livre) e em 2008 por The Audacity of Hope (A Audácia da Esperança, também em tradução livre). Por mais que seja notável, ele não foi o único presidente a ganhar o prêmio, Jimmy Carter e Bill Clinton também foram contemplados com o gramofone mais de uma vez.
5. Elvis, o pai do rock, nunca ganhou uma categoria principal
Presley foi nominado ao prêmio 14 vezes, mas ganhou somente três troféus. Curiosamente, todas as vitórias do astro foram em categorias gospel. A primeira vitória foi de 'Melhor Performance Sagrada' em 1967 com a faixa "How Great Thou Art". O rei do rock também venceu 'Melhor Performance Inspiradora' em 1972 por "He Touched Me". Dois anos depois, venceu a mesma categoria por uma versão ao vivo de "How Great Thou Art".
+Saiba mais sobre os vencedores do Grammy com as obras abaixo:
Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade, Jairo Severiano (2008) - https://amzn.to/2TSXSh3
Michael Jackson - uma vida na música, Geoff Brown (2014) - https://amzn.to/2uwx2AE
Quincy Jones: His Life in Music (American Made Music Series), Clarence Bernard Henry (2013) - https://amzn.to/2RHMbXW
Elvis Presley. História, Discografia, Fotos e Documentos, Gillian G. Gaar, 2016 - https://amzn.to/39sIspm
Nós somos a mudança que buscamos: Os discursos de Barack Obama, de Barack Obama (2017) - https://amzn.to/3aCecZL
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Ainda Estou Aqui: Conheça o livro que inspirou o filme de sucesso
5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome
O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William
Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?
De Clinton a Nixon: Relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos
Senna: Compare o elenco da série com as pessoas reais