Hélder Câmara em 1974 - Wikimedia Commons
Personagem

Há 111 anos nascia Hélder Câmara, o bispo que lutou contra a ditadura militar

Com quatro indicações, o bispo da Igreja Católica era defensor dos direitos humanos durante o regime e pregava a não-violência

Pamela Malva Publicado em 07/02/2020, às 08h00

Dentre os muitos defensores dos direitos humanos durante a ditadura militar, um dos mais importantes foi Dom Hélder Pessoa Câmara, nascido há exatos 111 anos. O bispo católico era um grande defensor da Igreja simples, voltada para os pobres, e pregava a não-violência.

O mais novo entre os onze filhos de João Eduardo Torres e Adelaide Pessoa Câmara, Hélder demonstrava grande interesse pelo sacerdócio ainda quando pequeno. Aos 43 anos, ele foi ordenado bispo, em 1952.

Anos mais tarde, em 1964, foi designado para o posto de Arcebispo-emérito de Olinda e Recife, que desempenhou até 1985. Entre seus feitos, estão as fundações da Cruzada São Sebastião (que dá moradias decentes aos favelados), em 1956, e do Banco da Providência, em 1959.

Hélder na Feira da Providência, em 1963 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Hélder ainda foi o brasileiro mais vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelo seu combate ao regime ditatorial e às torturas no Brasil da época. Entretanto, manobras políticas arquitetadas pelo então presidente Médici fizeram com que Norman Borlaug ganhasse — pela criação do milho híbrido.

O Arcebispo morreu em agosto de 1999, aos 90 anos. Postumamente, ele foi homenageado com o com Instituto Dom Hélder Câmara, em Recife, e com o Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa. Em dezembro de 2017, foi declarado Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Dom Helder Câmara: O profeta da paz, de Nelson Piletti (2008) - https://amzn.to/39foddL

Além das ideias, de Félix Filho (2015) - https://amzn.to/3759KzJ

Ditadura À Brasileira, de Marco Antonio Villa (2014) - https://amzn.to/39eY2DS

A Ditadura Envergonhada, de Elio Gaspari (2015) - https://amzn.to/386UaF1

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História História do Brasil catolicismo Prêmio Nobel da Paz Bispo

Leia também

Gladiador 2: Joaquin Phoenix aparece no novo filme?


Ainda Estou Aqui: O detalhe que passa despercebido no pôster do filme


Ainda Estou Aqui: Conheça o livro que inspirou o filme de sucesso


5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome


O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William


Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?