Ao longo da História, muitos presidentes dos Estados Unidos se envolveram em escândalos que chocaram a população; relembre
Redação Publicado em 05/11/2024, às 21h00
Apesar de não ser o único presidente dos Estados Unidos a enfrentar escândalos legais e éticos, Donald Trump se destaca historicamente por ser o primeiro a ser formalmente acusado de crimes.
Hoje, Trump tenta retornar à Casa Branca em uma disputa acirrada com a democrata Kamala Harris. Além dele, outros presidentes também estiveram no centro de controvérsias que abalaram suas administrações.
Durante grande parte de seu mandato, o ex-presidente Bill Clinton se envolveu com uma estagiária da Casa Branca.
Um relatório de 1998 feito pelo Promotor Independente Kenneth Starr, repleto de detalhes sobre o relacionamento extraconjugal de Clinton com a estagiária Monica Lewinsky, teve repercussões significativas.
Durante um processo por assédio sexual movido pela ex-funcionária estadual Paula Jones, Clinton havia negado ter mantido "relações sexuais" com Lewinsky.
Starr concluiu que Clinton havia mentido sob juramento e obstruído a justiça. Consequentemente, a Câmara dos Deputados votou pelo impeachment de Clinton em 19 de dezembro de 1998. No entanto, ele foi absolvido pelo Senado, o que lhe permitiu permanecer no cargo até o final de seu mandato em janeiro de 2001.
Durante a presidência de Ronald Reagan, o controverso escândalo conhecido como Iran-Contra marcou profundamente seu mandato.
A revelação de que sua administração havia autorizado vendas secretas de armas ao Irã, com o intuito de garantir a libertação de reféns americanos no Líbano, surgiu em 1986, durante seu segundo mandato.
As transações ilícitas não apenas violaram a legislação dos Estados Unidos, mas também desviaram cerca de 30 milhões de dólares para apoiar rebeldes contrários ao governo esquerdista da Nicarágua.
No centro das investigações estava John Poindexter, conselheiro de segurança nacional de Reagan, e o tenente-coronel Oliver North, assessor direto. Ambos deixaram seus cargos após serem acusados de obstruir e enganar o Congresso.
Embora condenados inicialmente, suas sentenças foram posteriormente anuladas. Em um ato final relacionado ao caso, o então presidente George H.W. Bush concedeu indulto a outros seis indivíduos envolvidos.
Reagan sempre sustentou que desconhecia o redirecionamento dos fundos provenientes das vendas de armas para os Contras nicaraguenses. Mesmo após deixar a Casa Branca, as consequências do escândalo continuaram a influenciar sua reputação política e pública.
Em agosto de 1974, Richard Nixon renunciou à presidência dos Estados Unidos, preferindo afastar-se do cargo a enfrentar um processo de impeachment. A decisão foi motivada pelo envolvimento de seu governo no encobrimento do evento que ficou conhecido como o escândalo de Watergate. Na ocasião, homens invadiram a sede do Partido Democrata visando plantar escutas telefônicas, no mês de junho de 1972.
O fracasso levou à acusação formal de sete indivíduos, entre eles dois ex-assessores da Casa Branca. No desenrolar do caso, cinco dos réus confessaram a culpa, enquanto outros dois foram condenados em julgamentos criminais.
Apesar das repercussões do incidente em 1972, Nixon conseguiu ser reeleito com facilidade alguns meses depois. Contudo, a situação se agravou em 1974, quando o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes aprovou três artigos de impeachment contra ele. As acusações eram de obstrução da justiça, abuso de poder e desrespeito ao Congresso.
A crise se intensificou quando uma gravação bombástica foi divulgada. Nela, Nixon era ouvido aprovando um plano para pressionar o FBI a encerrar sua investigação sobre o caso Watergate. Diante da perda de apoio crucial entre os republicanos no Congresso, Nixon optou por renunciar.
Embora nunca tenha sido formalmente acusado de crimes, o presidente Ulysses S. Grant se viu no centro de uma controvérsia durante seu mandato, ao intervir em um caso de corrupção conduzido por seu próprio governo.
Em 1875, uma investigação liderada pelo Secretário do Tesouro Benjamin H. Bristow resultou em centenas de prisões em um esquema conhecido como Whiskey Ring. Nesse esquema, destiladores, agentes da receita e seus cúmplices desviaram milhões de dólares em impostos sobre bebidas alcoólicas para benefício próprio.
O general da Guerra Civil que se tornara presidente viu-se em uma situação delicada quando o General Orville E. Babcock foi acusado como conspirador no escândalo. Além de ser o secretário pessoal do presidente, Babcock tinha uma amizade com Grant que remontava aos tempos de guerra.
Os promotores alegaram ter descoberto telegramas enviados por Babcock aos líderes do esquema, facilitando suas operações. No entanto, Grant demonstrou total lealdade ao seu assessor, insistindo em depor em sua defesa.
Para evitar o constrangimento de um presidente comparecendo pessoalmente ao tribunal durante o julgamento de Babcock, os advogados optaram por interrogar Grant sob juramento na Casa Branca, em 12 de fevereiro de 1876. O júri acabou absolvendo Babcock, decisão amplamente atribuída à firme defesa apresentada por Grant.
O legado de Andrew Johnson, o primeiro presidente dos Estados Unidos a enfrentar um processo de impeachment, foi profundamente marcado por seus conflitos com o Congresso em relação à Reconstrução após a Guerra Civil.
Johnson, um democrata do Tennessee, foi eleito vice-presidente em 1864 como parte de uma chapa de unidade ao lado de Abraham Lincoln. Com o assassinato de Lincoln em 1865, Johnson assumiu a presidência.
Durante seu mandato, ele defendeu a concessão de anistias aos líderes confederados e se opôs à ampliação dos direitos de voto para os negros recém-libertados, o que gerou grande descontentamento entre os republicanos no Congresso.
A situação se agravou quando Johnson demitiu Edwin Stanton, Secretário da Guerra e nomeado por Lincoln, que era favorável a políticas mais rígidas em relação ao Sul derrotado. Este ato levou a Câmara dos Representantes a aprovar artigos de impeachment contra Johnson, acusando-o de substituir Stanton ilegalmente.
O julgamento de impeachment iniciou-se no Senado em 5 de março de 1868 e se prolongou por mais de dois meses. No entanto, o Senado ficou a apenas um voto de destituir Johnson do cargo. Ele concluiu seu último ano na presidência, mas não recebeu apoio dos democratas para buscar a reeleição.
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