Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Xógum

'Xógum: A Gloriosa Saga do Japão' vai ter segunda temporada?

Os produtores Rachel Kondo e Justin Marks revelaram o destino da série, cuja primeira temporada já está disponível na Disney+ e Star+

Redação Publicado em 15/04/2024, às 14h59 - Atualizado em 16/04/2024, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hiroyuki Sanada como Lorde Toranaga em ‘Xógum: A Gloriosa Saga do Japão’ - Reprodução/Vídeo/YouTube/FX Networks
Hiroyuki Sanada como Lorde Toranaga em ‘Xógum: A Gloriosa Saga do Japão’ - Reprodução/Vídeo/YouTube/FX Networks

Apesar da boa recepção e avaliações que ‘Xógum: A Gloriosa Saga do Japão’ recebeu, é improvável que ela seja renovada para uma segunda temporada, e dessa vez não é por ordem da produtora responsável pelo projeto. 

O drama histórico produzido pela FX Productions, disponível para os assinantes da Disney+ e Star+, apresenta em 10 episódios a história de John Blackthorne, um inglês que naufraga em uma vila de pescadores, e Yoshii Toranaga, um poderoso governante lutando contra seus inimigos políticos, noJapão feudal do século 17.

Conectando os dois está Toda Mariko, uma tradutora cristã que busca transcender as barreiras sociais, uma linhagem familiar marcada pela desgraça e um casamento abusivo, em busca de seu propósito.

A série é uma adaptação inspirada em um livro do autor australiano James Clavell, publicado em 1975. A obra original entrelaça ficção com eventos reais, baseando seus personagens em figuras históricas que realmente existiram.

Explicação

E é exatamente por isso que uma segunda temporada não está nos planos, nem nos desejos dos criadores. Os criadores, Rachel Kondo e Justin Marks, estão satisfeitos com o desfecho da série e não sentem a necessidade de se estender além do material original.

Contamos a história do livro do começo ao fim, e esse sempre foi o plano. Então, honestamente, não sei se conseguiríamos fazer uma nova temporada", explicou Marks em entrevista à Collider.

Muitos dos elogios direcionados a ‘Xógum’ são graças à contribuição de diversos consultores culturais e dos próprios atores. Em uma entrevista à revista Superinteressante, os produtores disseram contar com uma legião de colaboradores, para garantir o retrato mais autêntico possível do Japão.

"Você tem uma enorme responsabilidade em tentar contar uma história que seja o mais fiel possível ao espírito da cultura japonesa. Foi realmente um exército de artistas, pesquisadores, historiadores, especialistas em movimento e cabelo, maquiagem, figurino. Tínhamos pessoas com conhecimentos especializados basicamente para cada momento que você vê no programa", explicou Kondo

Por não ser sua cultura nativa, os criadores tiveram um cuidado adicional. O roteiro foi redigido em inglês por americanos, e embora eles tivessem ascendência japonesa, ter um japonês nativo auxiliando muda o produto final. Por isso, o texto era enviado para Tóquio e traduzido.

Essa versão passava por modificações feitas por um dramaturgo japonês, responsável por adaptar a tradução para a linguagem da época. Por último, os produtores Eriko Miyagawa e Hiroyuki Sanada (que também é protagonista da série) revisavam as falas e opinaram sobre o que seria melhor e mais apropriado.