Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Após 105 anos, livro clássico é devolvido para biblioteca do Colorado

Exemplar do romance histórico 'Ivanhoe', do escritor escocês Walter Scott, teria que ser devolvido em fevereiro de 1919, mas só foi entregue no começo deste mês

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 15/04/2024, às 11h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Livro que foi devolvido 105 anos depois - Biblioteca Poudre
Livro que foi devolvido 105 anos depois - Biblioteca Poudre

Após mais de 100 anos de atraso, um romance clássico foi devolvido a uma biblioteca do estado norte-americano do Colorado. Se o sistema bibliotecário ainda impusesse multas por atraso, a taxa pela devolução da obra chegaria a milhares de dólares

Segundo relatado pelo NY Post, o romance histórico 'Ivanhoe', do escritor escocês Walter Scott, foi deixado na Biblioteca Poudre 105 anos depois do dia marcado para ser devolvido; originalmente a devolução ocorreria em 13 de fevereiro de 1919.

+ 119 anos após empréstimo, livro é devolvido a biblioteca nos EUA

A obra foi deixada no local somente no início deste mês, por uma mulher que não se identificou. O livro foi encontrado por seu irmão enquanto ele vasculhava os pertences de sua mãe no Kansas, informou a biblioteca em um comunicado à imprensa. 

Multa por atraso

Quando o livro foi pego na biblioteca, os Estados Unidos era presidido por Woodrow Wilson. Nessa época, a multa por livro vencido era de dois centavos de dólar por dia. Caso fosse necessário enviar um mensageiro para recolher o livro, o infrator ainda ficaria devendo mais 25 centavos, disse a instituição, citando as antigas regras de empréstimo. 

Indefinida em uma multa de 2 centavos por dia, essa multa seria de aproximadamente 760 dólares. Ajustado pela inflação, isso equivale a cerca de US$ 14 mil!", afirmou a biblioteca, embora tenha pontuado que parou de cobrar multas por atraso em novembro de 2020.

Quando o livro foi retirado, a Biblioteca Poudre se chamava Biblioteca Pública Gratuita de Fort Collins e ficava instalada em um prédio agora vazio — localizado atrás da biblioteca atual.

Livro que foi devolvido 105 anos depois - Biblioteca Poudre

"É incrível", disse Annaclaire Crumpton, especialista em comunicações digitais da biblioteca, à emissora KUSA. "Estamos emocionados que as pessoas pensem em trazê-lo de volta. E isso cria uma história maravilhosa, uma espécie de atemporalidade dos livros".

'Ivanhoe', que ainda está em bom estado de conservação, foi emprestado três vezes antes de desaparecer por 105 anos. "Foi anotado e muito querido… Você se pergunta por quantas gerações ele passou, de pais para filhos", disse Crumpton à emissora.

Por fim, foi relatado que o clássico será retirado do sistema porque a Biblioteca Poudre já possui outras cópias de 'Ivanhoe' para oferecer. Assim, o livro devolvido acabará em um museu local ou será exibido na própria biblioteca.