De Elton John a Blues Traveler: 5 músicas inspiradas em O Mágico de Oz
Publicado em 1900, o clássico de Lyman Frank Baum foi adaptado para diversas obras cinematográficas e literárias — e até mesmo musicais
Victória Gearini Publicado em 19/08/2024, às 13h00
Lançado originalmente em 1900, o livro O Mágico de Oz, de Lyman Frank Baum, fez tanto sucesso que, mais tarde, outras 13 obras sobre o tema foram lançadas. Já em 1939, o clássico ganhou uma adaptação para os cinemas.
Estrelado por Judy Garland, no papel principal de Dorothy, a adaptação transformou a história da indústria cinematográfica, em decorrência de uma produção rica em cores, detalhes e sonorização. No decorrer das décadas, o livro O Mágico de Oz inspirou, ainda, a produção de músicas e videoclipes.
Confira abaixo 5 canções inspiradas no clássico de Baum:
1. Return to Oz, Scissor Sisters, 2004
Do gênero electropop e pop, Return to Oz foi lançada em 2004 pela banda Scissor Sisters. Logo no título da canção é possível perceber uma clara referência ao reino de Oz. No decorrer da letra, o músico diz ainda: “Ele disse ‘isso é o retorno a Oz? / A grama está morta / O ouro está marrom / E o céu tem garras / Há um homem de corda / Andando para lá e para cá / O que um dia foi a Cidade Esmeralda / Agora é uma cidade de cristal”.
2. Goodbye Yellow Brick Road, Elton John, 1973
Na canção Goodbye Yellow Brick Road, de 1973, o cantor Elton John diz a seguinte frase: “De volta à velha coruja uivante na floresta / Caçando o sapo de dorso espinhado / Oh, eu finalmente decidi que o meu futuro está / Além da estrada de tijolos amarelos”.
Com produção de Gus Dudgeon e ganhadora do Grammy Hall of Fame Award, a canção faz uma clara referência a casa de tijolos amarelos e a viagem de Dorothy ao reino encantado.
3. Oooh (feat. Redman), De La Soul, 2000
Lançado nos anos 2000, Oooh é o primeiro single do quinto álbum do grupo De La Soul. Neste videoclipe em versão hip-hop, Dorothy e seus amigos não querem voltar para casa. Ao contrário da versão original, nesta adaptação o grupo pede ao Mágico para que os deixem entrar numa festa.
4. Run-Around, Blues Traveler, 1994
O videoclipe da canção de Blues Traveler, Run-Around, que foi lançada em 1994, possui um cenário um tanto quanto inusitado. O clipe se passa numa festa estranha, com pessoas misteriosas e que estão fantasiadas de personagens do reino de Oz.
5. Tin Man, America, 1974
Assim como o título da música já diz, Tin Man foi baseada no personagem o Homem de Lata. Lançada em 1974, é possível encontrar trechos que referem-se a este personagem icônico, como por exemplo: “Não, Oz nunca deu nada ao Homem e Lata / Que ele já não possuísse”.
+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis no Mercado Livre:
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade