Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Tieta

Tieta: Descubra o que acontece no final da novela de 1989

Em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, a novela Tieta conta com desfechos curiosos no capítulo final; relembre os detalhes

Redação Publicado em 23/12/2024, às 19h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gravações da novela Tieta - Divulgação/TV Globo
Gravações da novela Tieta - Divulgação/TV Globo

Com o retorno da novela Tieta ao ar no quadro Vale a Pena Ver de Novo, da TV Globo, os espectadores estão ansiosos para descobrir os segredos que permeiam a trama.

Tieta, originalmente exibida entre 1989 e 1990 na Globo, é uma adaptação do romance Tieta do Agreste, escrito por Jorge Amado.

A obra foi criada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, sob a direção-geral de Paulo Ubiratan.

Abaixo, relembre como acabou uma das novelas de maior sucesso já exibida na TV Globo. 

No clímax da história, a personagem Perpétua, interpretada por Joana Fomm, tenta desmascarar sua irmã Tieta, ameaçando revelar um dossiê que comprova o passado da protagonista como proprietária de um bordel em São Paulo.

No entanto, a vilã é surpreendida quando o dossiê misteriosamente pega fogo, levando-a a uma crise de nervos. Em um momento dramático, Tieta retira a peruca de Perpétua, expondo sua careca.

Após este confronto, Perpétua tem uma visão do seu falecido marido, o major, e desaparece sob circunstâncias enigmáticas. A trama também faz com que os noveleiros interpretem que Tieta encontrou as partes íntimas do corpo do major guardadas na enigmática caixa branca.

Tieta
Perpétua e a caixa branca misteriosa - Divulgação/TV Globo

E Tieta?

Em relação aos relacionamentos da protagonista, Tieta se vê livre ao final da história. Apesar de seus romances com Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Osnar (José Mayer), ela opta por seguir seu caminho sozinha, deixando Santana do Agreste para buscar novas experiências.

Os desfechos dos demais personagens também chamam atenção. O Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura), por exemplo, acaba casando-se com Filó (Cristiana Galvão), a empregada. Contudo, um segredo sombrio é revelado: Artur foi responsável pela morte de seu filho, Arturzinho (Marcos Paulo).

A narrativa se complica ainda mais com a revelação de Dário (Flávio Galvão), que termina com Laura (Cláudia Alencar) e Silvana (Cláudia Magno), ambas grávidas do comandante. Além disso, Laura é identificada como a enigmática Mulher de Branco, uma figura que assombra os homens durante a noite.

Por outro lado, Carmosina (Arlete Salles) vivencia sua primeira experiência sexual com Gladstone (Paulo José), sendo este um ato promovido por Tieta. O casal acaba desenvolvendo sentimentos mútuos e se reencontra no final.

Outros casais

Leonora (Lídia Brondi) e Ascânio (Reginaldo Faria) também têm seus destinos entrelaçados novamente, com Ascânio aceitando o passado de Leonora como ex-prostituta do bordel de Tieta. Juntos, eles aspiram levar progresso à cidade.

No desfecho da novela, Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira) inaugura um circo, enquanto Tieta abre um complexo turístico em Santana do Agreste.