Em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, a novela Tieta conta com desfechos curiosos no capítulo final; relembre os detalhes
Com o retorno da novela Tieta ao ar no quadro Vale a Pena Ver de Novo, da TV Globo, os espectadores estão ansiosos para descobrir os segredos que permeiam a trama.
Tieta, originalmente exibida entre 1989 e 1990 na Globo, é uma adaptação do romance Tieta do Agreste, escrito por Jorge Amado.
A obra foi criada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, sob a direção-geral de Paulo Ubiratan.
Abaixo, relembre como acabou uma das novelas de maior sucesso já exibida na TV Globo.
No clímax da história, a personagem Perpétua, interpretada por Joana Fomm, tenta desmascarar sua irmã Tieta, ameaçando revelar um dossiê que comprova o passado da protagonista como proprietária de um bordel em São Paulo.
No entanto, a vilã é surpreendida quando o dossiê misteriosamente pega fogo, levando-a a uma crise de nervos. Em um momento dramático, Tieta retira a peruca de Perpétua, expondo sua careca.
Após este confronto, Perpétua tem uma visão do seu falecido marido, o major, e desaparece sob circunstâncias enigmáticas. A trama também faz com que os noveleiros interpretem que Tieta encontrou as partes íntimas do corpo do major guardadas na enigmática caixa branca.
Em relação aos relacionamentos da protagonista, Tieta se vê livre ao final da história. Apesar de seus romances com Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Osnar (José Mayer), ela opta por seguir seu caminho sozinha, deixando Santana do Agreste para buscar novas experiências.
Os desfechos dos demais personagens também chamam atenção. O Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura), por exemplo, acaba casando-se com Filó (Cristiana Galvão), a empregada. Contudo, um segredo sombrio é revelado: Artur foi responsável pela morte de seu filho, Arturzinho (Marcos Paulo).
A narrativa se complica ainda mais com a revelação de Dário (Flávio Galvão), que termina com Laura (Cláudia Alencar) e Silvana (Cláudia Magno), ambas grávidas do comandante. Além disso, Laura é identificada como a enigmática Mulher de Branco, uma figura que assombra os homens durante a noite.
Por outro lado, Carmosina (Arlete Salles) vivencia sua primeira experiência sexual com Gladstone (Paulo José), sendo este um ato promovido por Tieta. O casal acaba desenvolvendo sentimentos mútuos e se reencontra no final.
Leonora (Lídia Brondi) e Ascânio (Reginaldo Faria) também têm seus destinos entrelaçados novamente, com Ascânio aceitando o passado de Leonora como ex-prostituta do bordel de Tieta. Juntos, eles aspiram levar progresso à cidade.
No desfecho da novela, Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira) inaugura um circo, enquanto Tieta abre um complexo turístico em Santana do Agreste.