Com estreia nos cinemas neste mês de novembro, 'Wicked' é uma história menos conhecida que se passa no fantástico mundo de 'O Mágico de Oz'
Publicado em 30/10/2024, às 17h00 - Atualizado às 17h57
No dia 21 de novembro, chega aos cinemas de todo o Brasil um filme que chama atenção ao redor do mundo: 'Wicked'. Dirigido por Jon M. Chu, o longa-metragem desperta curiosidade por se relacionar a um dos maiores clássicos da fantasia: 'O Mágico de Oz'.
O filme se baseia em um aclamado musical da Broadway que recebe o mesmo nome, mas reimagina o já clássico 'O Mágico de Oz' através da perspectiva da Bruxa Má do Oeste, Elphaba.
No decorrer da narrativa, acompanhamos a jornada de autodescoberta e amadurecimento de Elphaba (interpretada por Cynthia Erivo), que nasceu com pele verde e poderes mágicos, o que fez com que sofresse discriminação.
Prometendo ser um espetáculo fantástico visual e musical — inclusive com a presença de Ariana Grande como Glinda, a Bruxa Boa do Norte —, o filme se passa antes mesmo dos eventos narrados em 'O Mágico de Oz', mostrando como sua antagonista se tornou quem era, lutando por seu lugar no mundo e rebelando-se contra a tirania do Mágico.
Vale mencionar que o filme 'O Mágico de Oz', de 1939, lembrado como o emblemático filme com Judy Garland como Dorothy, na verdade, é uma adaptação da história literária escrita em 1900 pelo escritor americano L. Frank Baum, que se tornou um dos maiores clássicos da literatura dos Estados Unidos.
Entenda mais sobre as diferenças e a relação entre 'Wicked' e 'O Mágico de Oz', de 1939:
O filme de 1939 acompanha a jovem Dorothy, uma menina que, junto de seu cãozinho, Totó, é levada por um ciclone de sua casa, no Kansas, até uma terra desconhecida chamada Oz. Então, ela inicia uma aventura para conseguir voltar para casa, e para isso decide que vai pedir a ajuda do Mágico de Oz.
Em sua jornada, Dorothy esbarra em duas bruxas, a Bruxa Boa do Sul, Glinda (interpretada por Billie Burke), que a ajuda no começo e no fim de sua jornada até o Mágico, e a Bruxa Má do Oeste, Elphaba (Margaret Hamilton), a "vilã" da história que faz de tudo para atrapalhar a missão da protagonista.
E quem a acompanha na tarefa são três amigos que faz pelo caminho: um Espantalho que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração, e um Leão Covarde, sem coragem, que juntos pretendem trazer a vassoura da Bruxa Má em troca da ajuda do Mágico.
+ O Mágico de Oz: Veja fatos e mitos sobre os trágicos bastidores do filme
Agora, em 'Wicked', será possível conhecer mais sobre a origem da Bruxa Má do Oeste e sua relação anterior com a Bruxa Boa do Sul, vivida pela cantora pop Ariana Grande. Em outras palavras, o longa é ousado por, inspirado na história de L. Frank Baum, criar uma narrativa no mesmo universo, anterior mesmo aos eventos descritos originalmente, reimaginando livremente aquela que é uma das vilãs mais famosas da cultura pop.
Elphaba é uma jovem que ainda não descobriu o verdadeiro poder, e é incompreendida por todos pela cor verde de sua pele. Já Glinda, com quem cria uma amizade, é uma jovem popular e ambiciosa que, embora pareça a própria imagem do sucesso, ainda não conhece sua verdadeira alma.
As duas se conhecem na Universidade de Shiz, na Terra de OZ, e se tornam amigas inseparáveis. Porém, um encontro com o Mágico de Oz direcionou suas vidas por rumos muito diferentes, e tiveram de cumprir seus destinos como as emblemáticas personagens já conhecidas pelos fãs do universo de Oz.
'Wicked' chega aos cinemas brasileiros no dia 21 de novembro, segundo a previsão de estreia atual.