Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ano Novo Chinês

Ano Novo Chinês: 5 coisas para saber sobre o novo ano lunar da China

Ainda neste mês de janeiro, é celebrado o Ano Novo Chinês de 2025; confira curiosidades, qual o novo animal e o significado por trás da data!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 28/01/2025, às 20h00 - Atualizado em 29/01/2025, às 18h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia tirada em 2024 em Beijing, na China, nas celebrações do Ano Novo Chinês - Getty Images
Fotografia tirada em 2024 em Beijing, na China, nas celebrações do Ano Novo Chinês - Getty Images

Por mais que a euforia pelo Ano Novo já tenha passado para muitos brasileiros, os chineses continuam apenas se preparando para celebrar um novo ciclo. Em breve, teremos o Ano Novo Lunar, também conhecido popularmente como Ano Novo Chinês ou até Festival de Primavera.

Celebrado na China, o grande festival que dura 15 dias, também virou referência em vários outros países da Ásia e de todo o mundo, onde existem grandes comunidades chinesas, e ocorre sempre depois do nosso Ano Novo no dia 1º de janeiro.

Em geral, o Ano Novo Lunar ocorre entre 21 de janeiro de 20 de fevereiro, dentro dos calendários ocidentais, e 2025 já se diferencia do ano passado, quando a virada ocorreu somente em 10 de fevereiro.

Confira a seguir 5 curiosidades com tudo que você precisa saber sobre o Ano Novo Chinês de 2025:

Grupo de dança com dragão, típico das celebrações do Ano Novo Chinês / Crédito: Getty Images

1. Como funciona?

Como já mencionado, o Ano Novo Chinês é celebrado como um grande festival de 15 dias, começando com a primeira Lua Nova do ano, que sempre ocorre entre o fim de janeiro e começo de fevereiro. As festividades duram até a Luz Cheia seguinte, conforme repercute a National Geographic.

Dessa forma, a data é determinada pelo calendário lunar, o que inspira a também denominação Ano Novo Lunar. Vale mencionar ainda que, no calendário chinês, o ano acaba dividido em 12 ou 13 meses lunares, cada um com cerca de 29,5 dias.


2. Quando é?

A cada ano, a data (no calendário gregoriano) do Ano Novo Chinês varia. Em 2025, celebração terá início nesta quarta-feira, 29. Seguindo a tradição chinesa, esse período de festividades só termina após 15 dias.

No 15º dia, ocorre o Festival das Lanternas, conhecido e referenciado em filmes, por exemplo, no qual as pessoas penduram lanternas brilhantes em templos, ou as carregam ao longo de um desfile noturno.

Show de fogos de artifício no Ano Novo Chinês de 2019 / Crédito: Getty Images

3. Tradições

Fora Festival das Lanternas e das mais de duas semanas de celebrações, também é uma tradição comum que, para encerrar o ano velho, sejam feitos rituais de sorte e prosperidade para o ano que se iniciará.

Esses rituais incluem fogos de artifício, o uso de roupas específicas e decorações vermelhas. Além disso, também é comum que jovens e crianças recebam dinheiro em envelopes coloridos de adultos. 


4. Animais

No calendário chinês tradicional será celebrada a chegada do ano 4723, o que demonstra o quão antiga é a tradição da astrologia por lá. Inclusive, em um ciclo de 12 anos, cada ano é atribuído a um animal do zodíaco chinês, este associado a uma personalidade e tendências que devem tipificar o ano e as pessoas que nascerão. Os animais são rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, ovelha, macaco, galo, cachorro e porco.

Além disso, outro detalhe importante é que cada ano ainda incorpora um dos cinco elementos da natureza — madeira, fogo, terra, metal e água —, o que acrescenta especificidade ao ano que chega, visto que animais se repetem a cada 12 anos, e elementos a cada cinco. Assim, um mesmo animal e elemento se repetem apenas a cada 60 anos.

Jantar de família durante celebração do Ano Novo Chinês de 1999 (Ano do Coelho da Terra) / Crédito: Getty Images

5. Ano da Serpente de Madeira

Neste 2025, teremos o "Ano da Serpente de Madeira" (visto pela última vez em 1965), que deve acontecer até 16 de fevereiro de 2026, data do próximo Ano Novo Lunar.

A serpente, na cultura chinesa, é um animal que significa sabedoria, conhecimento, inteligência, intuição e criatividade, além de serem associadas à sorte, prosperidade, fertilidade e longevidade.

Elas são tradicionalmente reverenciadas pela capacidade de trocar de pele e se renovar, destacando o caráter de transformação e renascimento. Já a associação ao elemento da madeira faz com que o animal regente de 2025 possa ser considerado charmoso, inteligente e criativo, mas também reservado, astuto e, caso necessário, até impiedoso.