Ainda neste mês de janeiro, é celebrado o Ano Novo Chinês de 2025; confira curiosidades, qual o novo animal e o significado por trás da data!
Publicado em 28/01/2025, às 20h00 - Atualizado em 29/01/2025, às 18h21
Por mais que a euforia pelo Ano Novo já tenha passado para muitos brasileiros, os chineses continuam apenas se preparando para celebrar um novo ciclo. Em breve, teremos o Ano Novo Lunar, também conhecido popularmente como Ano Novo Chinês ou até Festival de Primavera.
Celebrado na China, o grande festival que dura 15 dias, também virou referência em vários outros países da Ásia e de todo o mundo, onde existem grandes comunidades chinesas, e ocorre sempre depois do nosso Ano Novo no dia 1º de janeiro.
Em geral, o Ano Novo Lunar ocorre entre 21 de janeiro de 20 de fevereiro, dentro dos calendários ocidentais, e 2025 já se diferencia do ano passado, quando a virada ocorreu somente em 10 de fevereiro.
Confira a seguir 5 curiosidades com tudo que você precisa saber sobre o Ano Novo Chinês de 2025:
Como já mencionado, o Ano Novo Chinês é celebrado como um grande festival de 15 dias, começando com a primeira Lua Nova do ano, que sempre ocorre entre o fim de janeiro e começo de fevereiro. As festividades duram até a Luz Cheia seguinte, conforme repercute a National Geographic.
Dessa forma, a data é determinada pelo calendário lunar, o que inspira a também denominação Ano Novo Lunar. Vale mencionar ainda que, no calendário chinês, o ano acaba dividido em 12 ou 13 meses lunares, cada um com cerca de 29,5 dias.
A cada ano, a data (no calendário gregoriano) do Ano Novo Chinês varia. Em 2025, celebração terá início nesta quarta-feira, 29. Seguindo a tradição chinesa, esse período de festividades só termina após 15 dias.
No 15º dia, ocorre o Festival das Lanternas, conhecido e referenciado em filmes, por exemplo, no qual as pessoas penduram lanternas brilhantes em templos, ou as carregam ao longo de um desfile noturno.
Fora Festival das Lanternas e das mais de duas semanas de celebrações, também é uma tradição comum que, para encerrar o ano velho, sejam feitos rituais de sorte e prosperidade para o ano que se iniciará.
Esses rituais incluem fogos de artifício, o uso de roupas específicas e decorações vermelhas. Além disso, também é comum que jovens e crianças recebam dinheiro em envelopes coloridos de adultos.
No calendário chinês tradicional será celebrada a chegada do ano 4723, o que demonstra o quão antiga é a tradição da astrologia por lá. Inclusive, em um ciclo de 12 anos, cada ano é atribuído a um animal do zodíaco chinês, este associado a uma personalidade e tendências que devem tipificar o ano e as pessoas que nascerão. Os animais são rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, ovelha, macaco, galo, cachorro e porco.
Além disso, outro detalhe importante é que cada ano ainda incorpora um dos cinco elementos da natureza — madeira, fogo, terra, metal e água —, o que acrescenta especificidade ao ano que chega, visto que animais se repetem a cada 12 anos, e elementos a cada cinco. Assim, um mesmo animal e elemento se repetem apenas a cada 60 anos.
Neste 2025, teremos o "Ano da Serpente de Madeira" (visto pela última vez em 1965), que deve acontecer até 16 de fevereiro de 2026, data do próximo Ano Novo Lunar.
A serpente, na cultura chinesa, é um animal que significa sabedoria, conhecimento, inteligência, intuição e criatividade, além de serem associadas à sorte, prosperidade, fertilidade e longevidade.
Elas são tradicionalmente reverenciadas pela capacidade de trocar de pele e se renovar, destacando o caráter de transformação e renascimento. Já a associação ao elemento da madeira faz com que o animal regente de 2025 possa ser considerado charmoso, inteligente e criativo, mas também reservado, astuto e, caso necessário, até impiedoso.