Feitos a cerca de 100 km da superfície, os registros do lado oculto da Lua foram divulgados na última quarta-feira, 26
Novas imagens capturadas pela sonda lunar Blue Ghost, da Firefly Aerospace, revelam detalhes do lado oculto da Lua, uma região invisível da Terra. Os registros, feitos a cerca de 100 km da superfície, foram divulgados na quarta-feira, poucos dias antes da tentativa de pouso da espaçonave, prevista para a madrugada de domingo.
"As mais recentes imagens da Lua capturadas pela sonda lunar Blue Ghost, da Firefly, são completamente surreais", afirmou Joseph Marlin, engenheiro-chefe adjunto da Blue Ghost, à CNN. "Já tínhamos uma ideia de como as imagens seriam, mas ver filmagens reais das crateras e rochas lunares, registradas por nossa própria espaçonave, é inspirador."
Lançada em 15 de janeiro a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, a sonda entrou na órbita lunar em 13 de fevereiro. O pouso está programado para a região de Mare Crisium, uma bacia de 480 km de largura. A Blue Ghost operará por um dia lunar (cerca de 14 dias terrestres), antes de a escuridão e o frio extremo interromperem suas atividades. As informações são do portal O Globo.
Durante a missão, a espaçonave deve capturar imagens de um eclipse total em 14 de março. "A Terra bloqueará o Sol a partir da superfície lunar, lançando a Blue Ghost em uma sombra por cerca de cinco horas", explicou Marlin. Além disso, no dia 16, a sonda pode confirmar o fenômeno da levitação da poeira lunar, observado pela última tripulação da Apollo.
A missão apoia a Nasa no estudo do ambiente lunar antes do retorno de astronautas à Lua em 2027, sob o programa Artemis. A Blue Ghost transporta dez instrumentos científicos, incluindo tecnologia para perfuração, análise de amostras e imagens de raios X. Paralelamente, a sonda Athena, da Intuitive Machines, deve pousar no polo sul lunar na próxima semana, buscando água na superfície lunar.
Earth rise, Earth set, repeat! Blue Ghost's third and final lunar orbit maneuver is complete! Early this morning, our #GhostRiders performed a 16-second burn with our RCS thrusters to enter a near-circular low lunar orbit. Up next, we'll perform a 19-second Descent Orbit… pic.twitter.com/B8ptv1D0yv
— Firefly Aerospace (@Firefly_Space) February 24, 2025