Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Novas imagens do lado oculto da Lua são registradas por sonda; confira!

Feitos a cerca de 100 km da superfície, os registros do lado oculto da Lua foram divulgados na última quarta-feira, 26

por Giovanna Gomes
ggomes@caras.com.br

Publicado em 28/02/2025, às 10h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da Lua feita pela sonda Blue Ghost - Divulgação
Imagem da Lua feita pela sonda Blue Ghost - Divulgação

Novas imagens capturadas pela sonda lunar Blue Ghost, da Firefly Aerospace, revelam detalhes do lado oculto da Lua, uma região invisível da Terra. Os registros, feitos a cerca de 100 km da superfície, foram divulgados na quarta-feira, poucos dias antes da tentativa de pouso da espaçonave, prevista para a madrugada de domingo.

"As mais recentes imagens da Lua capturadas pela sonda lunar Blue Ghost, da Firefly, são completamente surreais", afirmou Joseph Marlin, engenheiro-chefe adjunto da Blue Ghost, à CNN. "Já tínhamos uma ideia de como as imagens seriam, mas ver filmagens reais das crateras e rochas lunares, registradas por nossa própria espaçonave, é inspirador."

Lançada em 15 de janeiro a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, a sonda entrou na órbita lunar em 13 de fevereiro. O pouso está programado para a região de Mare Crisium, uma bacia de 480 km de largura. A Blue Ghost operará por um dia lunar (cerca de 14 dias terrestres), antes de a escuridão e o frio extremo interromperem suas atividades. As informações são do portal O Globo.

Eclipse

Durante a missão, a espaçonave deve capturar imagens de um eclipse total em 14 de março. "A Terra bloqueará o Sol a partir da superfície lunar, lançando a Blue Ghost em uma sombra por cerca de cinco horas", explicou Marlin. Além disso, no dia 16, a sonda pode confirmar o fenômeno da levitação da poeira lunar, observado pela última tripulação da Apollo.

A missão apoia a Nasa no estudo do ambiente lunar antes do retorno de astronautas à Lua em 2027, sob o programa Artemis. A Blue Ghost transporta dez instrumentos científicos, incluindo tecnologia para perfuração, análise de amostras e imagens de raios X. Paralelamente, a sonda Athena, da Intuitive Machines, deve pousar no polo sul lunar na próxima semana, buscando água na superfície lunar.