Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Fragmento de capacete de ouro pré-viking é descoberto na Dinamarca

Uma relíquia extraordinária, adornada com ouro e pedras preciosas, esclarece o papel de Lejre como centro de poder na Dinamarca; entenda!

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 30/01/2025, às 14h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um fragmento do raro capacete pré-Viking banhado a ouro - Divulgação/Lejre Museum
Um fragmento do raro capacete pré-Viking banhado a ouro - Divulgação/Lejre Museum

Arqueólogos fizeram uma descoberta sensacional em Lejre, Dinamarca: um fragmento de um capacete banhado a ouro e incrustado de pedras preciosas, datado de 650 a 750 d.C., ou seja, anterior à era Viking. O artefato, que se acredita ter pertencido a um rei ou a uma figura de alta patente, foi encontrado em Lillebro, perto de Lejre, por dois detectores de metais em 2024. 

A descoberta consiste em dois fragmentos de bronze que juntos formam a maior parte da crista da sobrancelha do capacete. O bronze é banhado a ouro e adornado com uma granada vermelha, uma gema que na antiguidade era considerada uma representação de força. 

O artesanato do fragmento do capacete é de uma qualidade extraordinária. A crista da sobrancelha foi construída em uma única unidade, diferentemente dos capacetes da mesma época, que geralmente consistiam em várias partes.

"É um artesanato de qualidade extraordinária – comparável ao artesanato por trás do famoso capacete Sutton Hoo do enterro de navio na Inglaterra", afirmou John Ljungkvist, acadêmico sênior da Universidade de Uppsala, no estudo.

Segundo o 'Archaeology News', a ornamentação do capacete também é notável, com um animal com dentes proeminentes e olhos grandes, refletindo o estilo do final da Idade do Ferro Germânica.

O fragmento se origina de um dos maiores capacetes da Escandinávia", disse a diretora de arqueologia, Julie Nielsen, no estudo.
Foto
O trabalho artesanal do fragmento do capacete surpreendeu os arqueólogos - Lejre Museum

Capacete simbólico

O capacete provavelmente nunca foi usado em combate, mas sim em cerimônias ou para fins simbólicos. Lejre, onde o artefato foi encontrado, era um centro político e religioso na Dinamarca durante a Idade do Ferro Germânica Tardia. A região era conhecida por seus edifícios monumentais e túmulos. 

O fragmento do capacete está agora em exposição no Museu Lejre, após uma análise no Museu Nacional da Dinamarca.