Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Dois recipientes roubados com material radioativo são encontrados em SP

Na última semana, cinco recipientes armazenando material radioativo foram roubados em São Paulo; mas agora parte dos materiais foi recuperada

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 06/07/2024, às 08h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Material radioativo encontrado em São Paulo - Divulgação/CNEN
Material radioativo encontrado em São Paulo - Divulgação/CNEN

Nesta semana, uma notícia que deu o que falar foi o furto de cinco recipientes contendo material radioativo, na noite do último dia domingo, 30. Felizmente, nesta sexta-feira, 5, dois dos cinco recipientes foram encontrados e recuperados, na zona leste de São Paulo.

"Equipes da 8ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) e do Corpo de Bombeiros atuam no local para a apreensão dos objetos, enquanto a autoridade policial do 49º Distrito Policial, responsável pelas investigações, toma outras medidas pertinentes para identificar o autor do crime", informou a Secretaria da Segurança Pública do Estado em nota.

Segundo o Estadão, o veículo que transportava o material radioativo foi levado por ladrões na zona leste da capital, não muito distante de onde os dois recipientes foram recentemente encontrados. Após a notícia do furto, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) alertou para os possíveis riscos com o contato com o material.

+ O homem alvo de um dos maiores acidentes radioativos da História

Furto

O carro furtado com os materiais radioativos era um Saveiro que pertencia a uma empresa de equipamentos médicos. Ele armazenava cargas de coletadas no Rio, que deveriam ser entregues nos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Felizmente, a carga que o veículo transportava era de uma fonte geradora de Germânio/Gálio (68Ge/68Ga), e que seria destinada ao uso médico. Por isso, conforme informa Alessandro Facure, diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, o risco radiológico era "muito baixo para a população e o ambiente".

Agora, a CNEN pede para que, caso alguém tenha informações sobre os materiais radioativos, ou os encontrar, que entre em contato com a polícia e com os números de (21) 98368-0734 e (21) 98368-0763.