Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gladiador 2

Acusado de imprecisões históricas, diretor de Gladiador 2 rebate: 'Claro que eles podem'

Novo longa de Ridley Scott — que chega aos cinemas no próximo dia 14 — vem chamando a atenção, em especial por suas cenas de batalhas no Coliseu

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 06/11/2024, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Gladiador 2 - Divulgação/Paramount Pictures
Cena de Gladiador 2 - Divulgação/Paramount Pictures

Gladiador 2, o novo filme do diretor Ridley Scott, chega aos cinemas brasileiros em 14 de novembro. Ambientado no Império Romano o longa, no entanto, chamou a atenção em razão de algumas cenas de batalhas náuticas.

Em entrevista ao Collider, Scott foi questionado sobre a realidade das "naumachia" — combates navais ocorridos no Coliseu — e se realmente animais aquáticos de grande porte eram transportados até o local.

“O Coliseu enchia realmente de água, e houve batalhas navais... Cara, se você pode construir um Coliseu, você pode inundá-lo com água, p****. Você está brincando? E pegar dois tubarões numa rede do mar, você está brincando? Claro que eles podem. Eles eram bem pequenos. Tinham apenas cerca de um ou dois metros”, respondeu o diretor, conforme informações do portal IGN.

Engenharia romana

Scott também elogiou a engenharia romana, afirmando que sua qualidade ainda não foi superada. “Nós não fazemos concreto tão bem quanto os romanos. Eles [historiadores] não conseguem descobrir qual era aquela mistura. Os romanos descobriram como tornar o ferro ainda mais duro. Eles eram tecnologicamente superiores” comentou.

Vale destacar que o Império Romano importava animais exóticos como rinocerontes, leões, tigres, hipopótamos, elefantes e ursos para espetáculos no Coliseu, conhecidos como venatio, com guerreiros chamados venatores enfrentando essas feras.