Um dos animais mais famosos do cinema, o crocodilo australiano Burt participou da comédia 'Crocodilo Dundee', de 1986, e tinha quase um século de vida
Publicado em 23/12/2024, às 12h08
Nesta semana, o aquário Crocosaurus Cove, localizado em Darwin, na Austrália, divulgou em suas redes sociais uma notícia bastante triste aos seus frequentadores: Burt, o crocodilo de água salgada gigante que estrelou a comédia 'Crocodilo Dundee', de 1986, morreu. Na publicação, funcionários do aquário informaram que o animal "faleceu pacificamente" e que tinha "mais de 90 anos".
Burt estava Crocosaurus Cove desde 2008, e era descrito como um animal com 5,1 metros de comprimento e mais de 700 kg. Seu nome, vale mencionar, foi dado em homenagem ao astro de cinema norte-americano Burt Reynolds, e ele foi capturado em 1980 no Rio Reynolds.
"A equipe do Crocosaurus Cove gostaria de agradecer a todos que visitaram Burt e ajudaram a celebrar sua vida notável. Ao lamentarmos a sua perda, lembramo-nos do papel vital que a vida selvagem desempenha na nossa história partilhada e da importância de preservá-la para as gerações futuras", publicou o aquário em que o crocodilo estava em nota nas redes sociais.
Planejamos homenagear o legado de Burt com uma placa comemorativa na atração, celebrando sua vida extraordinária e as histórias e interações que ele compartilhou ao longo de seu tempo no parque", concluiu.
+ Veja a última refeição de um crocodilo mumificado de 3.000 anos
Em 'Crocodilo Dundee', Burt aparece em uma cena na qual a repórter Sue Charlton (interpretada por Linda Kozlowski) é resgatada por Mick Dundee (Paul Hogan), quando era atacada pelo crocodilo. A sequência, segundo o Guardian, foi filmada usando modelos, mas a cena foi filmada usando movimentos reais de Burt, enquanto se lançava para fora da água.
Além de "ator", Burt também já foi modelo para efeitos visuais no filme 'Morte Súbita', de 2007, sobre um crocodilo assassino; e em 2018 ele chamou atenção ao prever corretamente o resultado da final da Copa do Mundo, escolhendo uma bandeira da França em vez de uma da Croácia, ambas com pedaços de frango presos.