Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Assentamento e cemitério eslavos são descobertos na Alemanha

Com novos achados, estudiosos acreditam estar mais próximos de descobrir mais sobre região de origem dos antigos povos eslavos; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 06/08/2024, às 12h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueletos descobertos em antigo cemitério eslavo na Alemanha - Divulgação/LDA Sachsen-Anhalt
Esqueletos descobertos em antigo cemitério eslavo na Alemanha - Divulgação/LDA Sachsen-Anhalt

Recentemente, arqueólogos do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos e Arqueologia (LDA) da Saxônia-Anhalt, da Alemanha, descobriram durante escavações próximas da cidade de Wettin-Löbejün um antigo assentamento eslavo e um cemitério associado.

Segundo o Heritage Daily, durante o Período de Migração e o Início da Idade Média (entre os séculos 5 e 10 d.C.), os primeiros eslavos estabeleceram alguns pontos de controle em extensas áreas da Europa Central, Oriental e no Sudeste. Desdes pontos, surgiram as primeiras bases para as antigas nações eslavas.

No entanto, a verdadeira terra de origem dos eslavos é, até hoje, incerta aos historiadores e arqueólogos, devido à falta de registros históricos destes grupos. O que se especula é que eles seriam originários de alguma área da Europa Centro-Oriental — onde estão Tchéquia, Macedônia do Norte, Eslováquia, Hungria, Polônia, Romênia, Bulgária, Albânia, entre outros.

Por isso, descobertas arqueológicas associadas aos eslavos sempre são de grande valor, enquanto pesquisadores seguem tentando desvendar a origem destes povos.

+ Restos de uma guerreira eslava são encontrados em cemitério Viking

Descoberta

A descoberta em questão ocorreu durante a preparação para obras de construção de uma conexão de cabo entre Wolmirstedt (Saxônia-Anhalt) e a Landshut (Baviera).

Conforme descrito em comunicado publicado no Facebook pela Secretaria Estadual de Preservação de Monumentos e Arqueologia (LDA) da Saxônia-Anhalt, o assentamento consiste em uma área de 1,2 acres — quase dois campos de futebol —, e conta com duas fases distintas de ocupação. Na primeira, destacam-se vestígios de um recinto reforçado, sendo ali encontrada uma grande vala defensiva com quatro metros de largura.

Já na segunda fase, os arqueólogos encontraram um cenário mais agrícola, onde havia fazendas individuais, cercadas por valas pequenas, com apenas meio metro de largura. Em uma das valas, inclusive, foram desenterradas uma pérola e uma pulseira de bronze.

Além disso, as escavações também revelaram um bairro de artesãos, onde havia poços de mineração de materiais, de onde eram extraídos minérios de ferro de pântano, um tipo de depósito de ferro impuro que se desenvolve em latitudes temperadas, especialmente em pântanos, turfeiras e depressões de relevo. Havia também um alto-forno e uma porca de forno preservada no local.

Assentamento eslavo descoberto na Alemanha / Crédito: Divulgação/LDA Sachsen-Anhalt
Esqueletos encontrados em assentamento eslavo / Crédito: Divulgação/LDA Sachsen-Anhalt
Sepultamentos em assentamento eslavo na Alemanha / Crédito: Divulgação/LDA Sachsen-Anhalt/Anja Lochner-Rechta

Já adjacente ao assentamento num todo, havia um cemitério associado, onde 60 sepulturas foram posicionadas em duas fileiras paralelas, alinhadas de norte ao sul. Segundo os arqueólogos, os sepultamentos iam em acordo com os ritos funerários cristãos, com as costas voltadas para o leste.

Com os achados, arqueólogos esperam estar cada vez mais perto de, talvez, solucionar a origem dos antigos eslavos.