Responsável por criar a monumental Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, Antoni Gaudí agora está no caminho para se tornar santo
Publicado em 14/04/2025, às 13h30
Nesta segunda-feira, 14, o Vaticano anunciou que o papa Francisco aprovou o primeiro passo em direção à canonização de Antoni Gaudí. Ele foi um famoso arquiteto catalão que morreu em 1926, mas ficou eternizado na história como a mente por trás da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona.
Agora, conforme repercute o UOL, o arquiteto foi declarado "venerável", sendo este o primeiro passo no caminho para a santidade. Francisco o reconheceu por suas "virtudes heroicas", e autorizou o decreto; agora, para ser beatificado, é necessário ter um milagre atribuído a ele, e um segundo milagre validado pelo Vaticano que lhe garantiria o status de "santo".
Apelidado por muitos de "arquiteto de Deus", Gaudí é lembrado sempre por ser o criador da monumental Basílica da Sagrada Família, localizada em Barcelona, na Espanha. A igreja já está em construção há mais de um século, mas em 2010 foi consagrada pelo então papa Bento XVI para servir como local de culto.
Já nessa ocasião, o papa elogiou "o gênio de Antoni Gaudí", que "inspirado pelo ardor de sua fé cristã, conseguiu transformar esta igreja em um louvor a Deus feito de pedra". Vale mencionar que Gaudí passou mais de 40 anos trabalhando na construção da Sagrada Família — que hoje é a maior igreja católica romana inacabada do mundo, além de ser Patrimônio Mundial da Unesco e uma das principais atrações turísticas da Europa.
A Sagrada Família teve sua construção iniciada em 1882, sendo bastante característica por suas imponentes torres góticas. Gaudí passou os últimos 12 anos de sua vida dedicado completamente à obra, e a previsão era de que ela fosse concluída até 2026 — no centenário de sua morte —, mas a data segue indefinida, depois que a pandemia de Covid-19 reduziu a receita turística que financia a construção.