A execução do bárbaro foi responsável pelo surgimento do primeiro rei da dinastia normanda da Inglaterra
Lançada na plataforma de streaming Netflix, em fevereiro deste ano, a série 'Vikings: Valhalla' trata-se de um spin-off do sucesso 'Vikings', do History Channel. A trama se passa 100 anos depois dos eventos originais da outra série e mescla ficção e histórias reais.
Entre os fatos históricos apresentados na trama é contada a saga de Harald Hardrada, nobre, forasteiro e bárbaro que teve papel fundamental no fim da era viking. Na produção audiovisual, o personagem histórico é vivido pelo ator inglês Leo Suter.
Harald Hardrada subiu ao trono da Noruega em 1046, onde permaneceu por 20 anos. No entanto, antes de receber o título de Haroldo III, o nobre permaneceu 15 anos no exílio, como mercenário.
Todavia, diante de um contexto caótico e de muitas batalhas, em 1066, o bárbaro veio a falacer de forma emblemática. O personagem histórico foi morto durante um confronto e o assassinato foi o fim da era viking, dando espaço ao surgimento do primeiro rei da dinastia normanda da Inglaterra.
Para entender melhor quem foi Harald Hardrada e o contexto da época, ouça o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'.
View this post on Instagram