Alf, o ETeimoso - Divulgação/ Warner Bros.
Alf, o ETeimoso

Sucesso na televisão ‘Alf, o ETeimoso’ teve um final sombrio

A sitcom, baseada num clássico de Steven Spielberg, terminou de maneira traumatizante em 1990

Fabio Previdelli Publicado em 15/10/2022, às 00h00 - Atualizado em 19/01/2023, às 16h11

Em 1982, estreava nos cinemas o filme ‘E.T. O Extraterrestre’, dirigido por Steven Spielberg. O longa, que se tornou um clássico, conta a história de um ser de outro planeta que é deixado para trás durante uma expedição à Terra. 

Logo, o E.T. é acolhido por Elliott e seus irmãos, que cuidam da criatura enquanto ela arranja um jeito de voltar para seu planeta natal. Paralelamente a isso, os garotos tentam mantê-lo escondido do governo. 

O longa foi a maior bilheteria da história do cinema, sem correção de inflação, por onze anos, até ser superado por Jurassic Park, também de Spielberg, em 1993. Além do mais, foi um sucesso de crítica, sendo indicado a nove Oscars — ganhando os prêmios de melhor trilha sonora, melhores efeitos especiais e melhor som. 

Por conta disso, ‘E.T. O Extraterrestre’, se tornou referência dentro do gênero da ficção e impulsionou outro grande sucesso dos anos 1980: a sitcom ‘Alf, o ETeimoso’. 

Alf, o Eteimoso/ Crédito: Reprodução

 

Porém, ao contrário de outras séries do tipo, a história do alienígena Gordon Shumway, do planeta Melmac — dublado no Brasil pelo saudoso Orlando Drummond — possui um fim trágico; quebrando padrões tão quanto ‘A Família Dinossauro’ e ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Adeus Alf?

Na série, Alf acaba derrubando sua nave na garagem da família Tanner, que decide abrigá-lo e protegê-lo da Alien Task Force (um grupamento do exército que procura extraterrestres). Com o passar do tempo, porém, Alf acaba se tornando um membro da família — apesar da sua estranha obsessão por comer gatos. 

No último episódio da quarta temporada, exibida pela originalmente pela NBC em 1990, Alf é contactado por seus amigos de outro mundo que acabaram de “comprar” um novo planeta e o convidam para lhes acompanhar. 

Mesmo com o tempo especial vivido ao lado dos Tanner, o ETeimoso decide aceitar a oferta e marca um local e horário para encontrá-los aqui na Terra. Porém, a Alien Task Force acaba decodificando esses sinais. 

Antes de conseguir ir embora, agentes chegam ao local e Alf é deixado para trás. Apesar dos Tanner acompanhá-los nesse momento, a família decide não intervir e Alf acaba sendo capturado. Ao fim do episódio o narrador anuncia: “Continua”. 

Acontece que, segundo relatado pelo Start, do UOL, o show acabou sendo cancelado logo em seguida e o fim do seriado ficou sendo esse mesmo. Durante anos, muito se especulou sobre o destino do alienígena bonachão. Teria ele sido dissecado pelo governo norte-americano? 

A dúvida pairou por anos, até ser respondida em 1996, com o lançamento do filme para TV ‘Projeto: Alf”, que mostra Alf preso em uma instalação militar. Na trama, ele acaba sendo solto por dois cientistas e se torna embaixador de outra galáxia. Na trama, os Tanner foram realocados pelo governo para a Islândia. 

Apesar da ‘conclusão’, o filme acabou não tendo a mesma popularidade da série e poucas pessoas conhecem esse final alternativo. Em agosto 2018, a Warner Bros. chegou a anunciar uma continuação da série original, mas o estúdio acabou desistindo da ideia meses depois.

curiosidades Steven Spielberg série sitcom final eteimoso Afl

Leia também

Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos


Irmãos Menendez: Entenda como ex-Menudo pode reacender o caso criminal


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com Lyle e Erik