A Estação de Bellingshausen - Akulovz via Wikimedia Commons
Bizarro

Spoiler quase fatal? O homem que teria sido esfaqueado por contar o fim de livros

Situação inusitada aconteceu na Antártida em 2018

Fabio Previdelli Publicado em 05/02/2022, às 08h00

Na parte final de 'Harry Potter', descobrimos que Severo Snape não era um Comensal da Morte de verdade, ele só havia se juntado ao grupo de Valdemort para ajudar a proteger o protagonista, que era filho da mulher que ele amou durante toda a vida. 

Já 'O Senhor dos Anéis' termina com Frodo Bolseiro destruindo o anel de Sauron na Montanha da Perdição. E o que dizer de 'A Revolução dos Bichos'? Obra prima de George Orwell, a narrativa termina com os animais da fazenda Granja do Solar vendo os porcos andando sobre duas patas, mostrando que os animais passaram a agir como aqueles que tanto nutriam repulsa: os homens. 

Cena do jogo Orwell's Animal Farm / Crédito: Divulgação/Nerial

 

Grandes histórias possuem finais surpreendentes, fazendo com que leitores se apaixonem pelo enredo e se sintam atônitos com o que acabaram de ler. Mas será que a sensação seria a mesma se lhe contasse o fim de um livro antes mesmo de você terminá-lo?

Provavelmente, muitos diriam que sentiriam vontade de matar — figuradamente falando — a pessoal por contar tal spoiler. Pois saiba que, muito provavelmente, esse foi o motivo de uma tentativa de assassinato que o correu em uma base na Antártida em 2018. 

Silêncio, estou lendo

Naquele ano, os russos Sergei Savitsky (de 54 anos) e Oleg Beloguzov (52) participavam de um estudo na Ilha Rei George. Para se ter ideia, o local de pesquisa era tão remoto que esta região da Antártida era ocupada por apenas 14 pessoas, segundo o Live Science. 

A estadia parecia seguir o planejado, porém, naquele 9 de outubro, por volta das 15 horas (no horário local) um suposto episódio quase terminou em tragédia. Acontece que o engenheiro Sergei acabou atacando o soldador Oleg na cantina da Estação Bellinghausen. 

Savitsky teria ido até a cozinha, pegado uma faca e golpeado Beloguzov na altura do peito. A vítima acabou sendo levada até um hospital no Chile, país mais próximo da base, onde acabou se recuperando e recebendo alta pouco depois. 

Conforme relatado pelo The Sun na época, o motivo do ataque seria porque o soldador insistia em contar o final dos livros que Sergei lia. Cansado dos spoilers, Oleg teve um ataque de raiva e esfaqueou o colega. Os envolvidos no caso, porém, jamais revelaram se este foi o real motivo do caso. 

Já o portal Pravda ouviu alguns especialistas, que apontaram que o efeito emocional do confinamento pode ter contribuído para o ataque, afinal, os dois já trabalhavam juntos no local inóspito há cerca de quatro anos. 

Sergei acabou sendo enviado de volta à São Petersburgo no dia 22 daquele mês, onde foi indiciado por tentativa de homicídio. Importante ressaltar que, após a assinatura do Tratado da Antártida, em 1959, ficou estabelecido que as pessoas que trabalham nas bases da Antártida são submetidas à jurisdição de seus países de origem. 

Spoiler: A história termina com plot twist 

Após a prisão, o julgamento de Savitsky estava marcado para acontecer em 8 de fevereiro de 2019. Porém, o caso acabou sendo arquivado pelo tribunal russo. Segundo informações da Agência Russa de Informações Jurídicas (RAPSI News), a decisão foi tomada depois de um pedido de Beloguzov, que se reconciliou com o companheiro. 

Savitsky se declarou culpado de tentativa de assassinato, no calor do momento, contra o outro explorador polar, Oleg Beloguzov. Antecipando o início do processo, ambos se sentaram no mesmo banco e conversaram pacificamente sobre o ocorrido”, diz o artigo. 

“Quando a reunião começou, ambos informaram ao tribunal que continuavam trabalhando no Instituto em seus respectivos cargos. Em seguida, a vítima apresentou uma petição para encerrar o processo criminal contra Savitsky, em razão dele ter se reconciliado com o acusado”, explica o RAPSI News. 

Ah, você deve estar se perguntando qual livro Oleg Beloguzov deu o tal spoiler. Segundo a mídia russa, Sergei Savitsky estaria lendo ‘Os Quatro Filhos Do Dr. March’, de Brigitte Aubert

Segundo a premissa do livro, uma faxineira descobre um diário guardado por um dos filhos de seu patrão, dando a entender que ele é um assassino. Entretanto, sua identidade é uma incógnita. Por motivos de segurança, nos reservamos o direito de não revelar o fim da trama.


+Saiba mais sobre a Literatura por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Livro Da Literatura, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3a6B8Pn

História Concisa da Literatura Brasileira, de Alfredo Bosi (2015) - https://amzn.to/2UY0tXi

Como ler literatura, de Terry Eagleton (2019) - https://amzn.to/2y2CcpY

O elogio da literatura, de Zygmunt Bauman e Riccardo Mazzeo (2020) - https://amzn.to/2yMmGPi

A Literatura Portuguesa, de Massaud Moisés (2010) - https://amzn.to/39YYrdQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Personagem livro Crimes tentativa de assassinato Antártida bizarro facada Amazon spoiler

Leia também

Virou série: Como foi o desaparecimento de Priscila Belfort?


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com a casa que foi palco do crime


Irmãos Menendez: Veja a história real por trás da série da Netflix


Bandida - A Número 1: Veja a história real por trás do filme


Bandida - A Número 1: Veja os relatos da mulher que inspirou o filme


Os impressionantes relatos do homem que viu o Titanic afundar