Ayrton Senna: Realidade e ficção - Getty Images e Divulgação/Netflix
Senna

Senna: 5 coisas para saber antes de assistir à série da Netflix

Original da plataforma de streaming Netflix, Senna recordará o início da carreira do piloto até o trágico acidente fatal em Ímola

Fabio Previdelli Publicado em 16/11/2024, às 14h00

O Brasil parou na manhã daquele domingo. Já era costume. O feriado de 1º de maio de 1994 havia sido ofuscado por Ayrton Senna. Mais uma vez, o brasileiro acordava para ver Senna desfilar pelas pistas, desta vez no GP de San Marino, em Ímola, na Itália

Ayrton ainda não havia pontuado na atual temporada. Queria vencer a qualquer custo e até mesmo já havia planejado homenagear o austríaco Roland Ratzenberger (que morreu em um acidente no dia anterior) caso alcançasse o lugar mais alto do pódio. 

Mas tudo mudou na sétima volta. Na curva Tamburello, a Williams de Senna passou direto, se chocando contra o muro a uma velocidade brutal — mais de 200 quilômetros por hora. O impacto foi fatal. Horas depois, a notícia que marcou para sempre o mundo da Fórmula 1: Ayrton Senna estava morto. 

Cena de Senna - Netflix

 

+ Adeus, Ayrton: Os detalhes emocionantes da morte de Senna

Três décadas depois, um dos principais ícones da história da categoria já teve sua história relatada em documentários e livros. Mas em 'Senna', da Netflix, será a primeira vez que sua trajetória será dramatizada. Confira 5 coisas que você precisa saber sobre a série!

1. Narrativa

Senna, da Netflix, vai misturar fato e ficção para contar a história do brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos ícones do automobilismo mundial — que até hoje inspira pilotos de todo o mundo, como o britânico Lewis Hamilton

Cena de Senna - Netflix

 

A produção será dividida em seis episódios, na qual o público poderá acompanhar a vida pública e íntima daquele que se tornou um herói nacional. Senna mostrará o começo da carreira do piloto, quando ele se apaixonou pelo kart; além de detalhar sua mudança para a Inglaterra e a sua trágica morte. 


2. Elenco

Para viver Ayrton Senna, a Netflix escolheu o ator Gabriel Leone, que recentemente deu vida a outro piloto, Alfonso de Portago, no filme 'Ferrari' (2023), estrelado por Adam Drive.

"Foi o maior desafio e a maior honra da minha carreira", disse Leone sobre o papel em entrevista à Veja. 

Ayrton Senna: Ficção e realidade - Divulgação/Netflix e Getty Images
Xuxa Meneghel: Ficção e realidade
Adriane Galisteu: Ficção e realidade
Lilian Vasconcellos: Ficção e realidade - Revista Caras e Divulgação/Netflix
Niki Lauda: Ficção e realidade
Nelson Piquet: Ficção e realidade
Alain Prost: Ficção e realidade
Galvão Bueno: Ficção e realidade
Miltão: Ficção e realidade
Neide Senna: Ficção e realidade
Viviane Senna: Ficção e realidade

 

A trama contará com outros nomes importantes na vida de Ayrton, como as apresentadoras Xuxa Meneghel (Pâmela Tomé) e Adriane Galisteu (Julia Foti); sua namorada Lilian Vasconcellos (Alice Wegmann).

Também serão retratados os pilotos Niki Lauda (Johannes Heinrichs), Nelson Piquet (Hugo Bonemer) e Alain Prost (Matt Mella); o narrador Galvão Bueno (Gabriel Louchard).

Além disso, a série mostrará familiares do piloto: os pais de Senna, Miltão (Marco Ricca) e Neide Senna, a Zazá (Suzana Ribeiro), além de sua irmã, Viviane (Camila Márdila).


3. Projeto autorizado

Além dos documentários, a história de Senna quase se tornou um filme em 1996, que seria estrelado pelo ator Antonio Banderas. No entanto, a produção acabou não autorizada pela família de Ayrton

"Eu estive em São Paulo, encontrei a família do Ayrton Senna, a irmã dele, Viviane, e o pai e a mãe dele. Eles ficaram satisfeitos com a possibilidade de eu interpretar o Ayrton. Mas naquela época teve um filme de Fórmula Um que não foi tão bem nas bilheterias, e eles acabaram cancelando o projeto", recordou Banderas em entrevista ao Domingo Espetacular. 

Cena de Senna - Netflix

 

Desta vez, porém, a produção da Netflix contou com o apoio da Família Senna e recebeu consultoria dos responsáveis em manter o legado de Ayrton.


4. Produção grandiosa

'Senna' é a produção mais grandiosa já feita pela Netflix brasileira. E os números mostram isso: ao todo, atores de 16 nacionalidades diferentes participaram das filmagens que ocorreram em quatro países (Argentina, Uruguai, Irlanda do Norte e no Brasil, é claro). 

Grande parte das filmagens ocorreu em pistas argentinas, onde a equipe de produção construiu 22 réplicas idênticas dos carros que Ayrton usou em sua carreira — tudo isso para dar autenticidade maior para as cenas. 

Já na parte do figurino, a equipe usou mais de 100 macacões e cerca de 17 mil pessoas estiveram envolvidas no projeto — isso sem contar o time de efeitos especiais, que somam mais de 600 pessoas envolvidas. 

As cenas de corrida, por exemplo, foram gravadas em três partes: a primeira em pistas, com pilotos de verdade; a segunda em estúdio, onde foram feitos takes detalhados, como trocas de marcha e giros do volante; e a última usando uma réplica do chassi da McLaren de Senna que foi colocada em simulador em 3D.


5. Estreia 

"Ao longo de seis episódios, Senna vai mostrar, pela primeira vez, a trajetória de superação, desencontros, alegrias e tristezas de Ayrton, desbravando sua personalidade e suas relações pessoais. O ponto de partida será o começo da carreira automobilística do tricampeão de Fórmula 1, quando ele se muda para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino", diz a sinopse da produção disponibilizada pela Netflix. 

'Senna', que será dividida em seis episódios, chega ao catálogo da plataforma de streaming no próximo dia 29 de novembro. 

Personagem curiosidades netflix série Ayrton Senna Senna Narrativa fórmula um elenco

Leia também

Gladiador 2: Como os animais eram capturados para o Coliseu?


As Crianças Perdidas: O que aconteceu com as crianças do documentário?


1968: O ano que mudou a história do Brasil


Há 135 anos, República era proclamada e família imperial expulsa


Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme


Confira a carta em que Machado de Assis chorou a morte da esposa