Dois dos passageiros que estão em submarino que desapareceu - Reprodução
Submarino

Quem estava no submarino que sofreu 'implosão catastrófica' ao tentar chegar até o Titanic?

Cinco pessoas estavam a bordo do submarino que desapareceu ao realizar expedição até os destroços do Titanic

Redação Publicado em 22/06/2023, às 09h43 - Atualizado em 23/06/2023, às 09h53

Foi confirmado na última quinta-feira, 22, que todas as pessoas que se encontravam no submersível que desapareceu ao tentar alcançar os destroços do Titanic faleceram em uma 'implosão catastrófica' que o veículo subaquático sofreu. 

A empresa OceanGate, responsável pelas expedições, cobra US$ 250 mil (aproximadamente R$ 1,19 milhão) para garantir o lugar no passeio que leva os mais curiosos até o que restou do Titanic, embarcação que naufragou em 1912. 

Os destroços, que se encontram numa profundidade 3.800 metros no Oceano Atlântico, resultam num percurso que demora em torno de 2,5 horas. O veículo subaquático é capaz de levar até cinco pessoas, contando com o piloto. Mas quem são as vítimas?

Os passageiros

Uma dessas pessoas é Stockton Rush, responsável por pilotar o submersível. Além de diretor-executivo também foi co-fundador da OceanGate, a empresa que realiza expedições do tipo em destroços de famosos naufrágios. Sem dúvidas, o Titanic é o que mais chama atenção das pessoas. Ele acompanhou todo o processo de desenvolvimento dos submersíveis, o que inclui o Titan, que desapareceu. 

Stockton Rush CEO da OceanGate /Crédito: Reprodução/Vídeo

 

Outro nome é Hamish Harding. Bilionário britânico, ele que era presidente da Action Aviation, uma companhia do ramo de aviões e também de serviços aeroespaciais. Aviador e também paraquedista, Harding fez estudos de ciências naturais e engenharia química na Universidade de Cambridge. O nome dele também chama atenção, pois, viajou com a empresa de Jeff Bezos, a Blue Origin, até o espaço. 

Hamish Harding e registro feito antes da expedição /Crédito: Reprodução

 

Também se encontrava no submersível Shahzada Dawood. O paquistanês era vice-presidente da Engro Corporation, que investe nos ramos de fertilizantes, fabricação de veículos e também de tecnologia digital. Morava no Reino Unido e tem uma mulher e dois filhos. Um deles, Suleman Dawood, participou ao seu lado na expedição até os destroços do Titanic.

Shahzada Dawood, bilionário paquistanês /Crédito: Reprodução

 

Especialista do Titanic

Um dos últimos nomes confirmados no submersível é Paul-Henry Nargeolet, que já fez parte da Marinha da França como comandante. O nome de Paul chama atenção, pois, ele é considerado um dos maiores especialistas quando o assunto é o naufrágio do Titanic.

Paul-Henry Nargeolet /Crédito: Reprodução/Linkedin

 

Inclusive, chegou a participar de documentários sobre o tema e numa série ao lado de James Cameron. Ele também foi diretor de pesquisa subaquática da companhia que tem direitos sobre os restos do Titanic.

Naufrágio Embarcação desaparecimento navio submarino titanic destroços Oceano Atlântico sumiço

Leia também

Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix


Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?


O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?


Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?


Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme


Afinal, Jesus era casado e tinha filhos? Saiba o que dizem pesquisadores