Espada da Era Viking descoberta na Noruega - Divulgação/Conselho do Condado de Rogaland
Arqueologia

Relembre a descoberta de uma curiosa espada feita há 1.000 anos

Em maio, um fazendeiro da Noruega descobriu enquanto arava a terra uma rara espada milenar da Era Viking; relembre o achado!

Éric Moreira Publicado em 21/07/2024, às 10h00

Em maio deste ano, um fazendeiro norueguês chamado Øyvind Tveitane Lovra realizou, enquanto limpava parte de um campo em sua fazenda, um achado arqueológico raro: os restos de uma antiga espada da Era Viking que, segundo pesquisadores, possui cerca de mil anos.

Conforme contou o fazendeiro em declaração, o campo em que ocorreu a descoberta "não era arado há muitos anos". E logo que um pedaço de ferro despontou, Lovra se espantou. A princípio, pensou em recolhê-lo para jogar fora, mas quando observou mais de perto, percebeu que aquilo teria possivelmente sido uma espada no passado.

Eu rapidamente percebi que isso não era um achado diário", disse Lovra, que também é engenheiro de balsas e político local no município de Suldal, no condado de Rogaland, onde vive e fez a descoberta. "É sobre nossa história, e é bom saber o que esteve aqui antes".

Por isso, ele rapidamente contatou arqueólogos do governo local — tal como exige a lei na Noruega —, que recuperaram o artefato adequadamente de sua fazenda. Após análises, inclusive, puderam confirmar que se tratava de uma antiga espada de ferro, relativa à Era Viking (entre 793 e 1066 d.C.).

Local em que a espada foi descoberta / Crédito: Divulgação/Conselho do Condado de Rogaland

 

Espada rara

"A espada era o maior símbolo de status na Era Viking, e era um privilégio poder usar uma espada", explica o arqueólogo Lars Søgaard Sørensen, ainda no comunicado.

O resto da espada descoberto, no caso, possui cerca de 37 centímetros de comprimento, consistindo nos restos do cabo e de parte da lâmina — o restante da lâmina, cerca de metade de seu comprimento, possivelmente se deteriorou com o tempo —, sendo um artefato surpreendentemente bem preservado para os padrões de Rogaland.

Sørensen ainda acrescenta que, possivelmente, a preservação da espada se deve ao fato de ter sido incrustada em argila densa, impedindo que os restos de ferro ficassem expostos a mais oxigênio, que causaria sua ferrugem.

Porém, o que mais chama atenção é o fato de ser uma espada com inscrições em sua lâmina. "Isso significa que pode ser uma espada chamada VLFBERHT [Ulfberht] da Era Viking ou do início da Idade Média", afirma o professor Sigmund Oehrl, que leciona arqueologia na Universidade de Stavanger, ainda na declaração.

Essas são espadas de alta qualidade produzidas no Império Franco [hoje Alemanha e França] que são marcadas com o nome do fabricante da arma. [...] Não temos conhecimento de espadas semelhantes encontradas em Rogaland antes", complementa.

+ Espadas viking que podem ligar Odin e Vallhalla são encontradas na Suécia

Espada da Era Viking descoberta na Noruega / Crédito: Divulgação/Conselho do Condado de Rogaland
Raio-x da espada da Era Viking descoberta na Noruega / Crédito: Divulgação/Conselho do Condado de Rogaland

 

Tradição viking

Uma observação de Oehrl é que, em toda a Europa, até cerca de 4 mil espadas da Era Viking já foram encontradas, repercutiu a Live Science. No entanto, destas, apenas cerca de 170 possuem inscrições de Ulfberht, 45 delas encontradas na Noruega.

Estima-se que a espada foi feita entre os anos 900 e 1050, ou seja, corresponde ao fim da Era Viking. 

curiosidades arqueologia Noruega Era Viking espada Estudos matérias

Leia também

Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos


Irmãos Menendez: Entenda como ex-Menudo pode reacender o caso criminal


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com Lyle e Erik