Cenas de 'O Grande Ditador' (1940), 'Laranja Mecânica' (1971) e 'Terra em Transe' (1967) - Reprodução/United Artists / Reprodução/Warner Bros. / Reprodução/Difilm
Cinema

Relembre 5 filmes que já foram censurados no Brasil

Em diferentes períodos da política nacional, vários filmes foram censurados pelos mais variados motivos; confira 5 exemplos e entenda!

Éric Moreira Publicado em 17/11/2024, às 11h00

Ao longo da história do Brasil, desde a Era Vargas até os tempos mais atuais, filmes acabam caindo em polêmica, desde a contestação do governo à narrativa ou até pelos filmes irem contra o considerado "moral e ético".

Com isso em mente, confira a seguir 5 filmes que foram censurados ou banidos do Brasil em diferentes momentos da história, e entenda:

1. O Grande Ditador

Cena de 'O Grande Ditador' (1940) / Crédito: Reprodução/United Artists

 

Lançado em 1940, 'O Grande Ditador' é um filme de Charles Chaplin em que acompanhamos um barbeiro judeu que passa anos em um hospital do exército, se recuperando das feridas da guerra, sem saber da ascensão do ditador fascista Adenóide Hynkel — uma referência clara a Hitler — e suas políticas antissemitas. Quando retorna para sua casa, se une a seus vizinhos para se rebelar.

Segundo o portal Terra, o filme foi proibido no Brasil pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) em meio ao governo de Getúlio Vargas (1930 - 1945), que considerou a obra "comunista e desmoralizadora das Forças Armadas". Esse veto, porém, foi derrubado no mesmo ano em que Vargas saiu do poder, em 1945.


2. Rio, 40 Graus

Cena de 'Rio, 40 Graus' (1955) / Crédito: Reprodução

 

Banido na época da República Populista (de 1946 a 1964), 'Rio, 40 Graus' é um dos mais célebres filmes brasileiros já feitos. Lançado em 1955, ele foi o primeiro longa de Nelson Pereira dos Santos, e acompanha um dia na vida de cinco garotos de uma comunidade do Rio de Janeiro que vendem amendoim no Rio de Janeiro.

Documentário dramático, acabou censurado com o carimbo do coronel Geraldo de Menezes Cortes, então chefe da Segurança Pública, sob a justificativa de que a obra continha "elementos comunistas", ao revelar aspectos negativos do Rio de Janeiro. Esses elementos foram condenados pelo governo, que inclusive afirmou que a capital carioca jamais chegaria aos 40 graus.


3. Terra em Transe

Cena de 'Terra em Transe' (1967) / Crédito: Reprodução/Difilm

 

Considerado um dos maiores clássicos do cinema brasileiro, 'Terra em Transe', de Glauber Rocha, também foi banido. Nessa produção, somos levados a um país fictício da América Latina, Eldorado, que é palco de uma turbulência desencadeada pela luta pelo poder.

Lançado em 1967, o filme foi banido inicialmente por fazer críticas à Igreja Católica. Ele só foi liberado no país depois que Glauber Rocha atribuiu um nome ao padre interpretado por Jofre Soares, o Padre Gil.


4. Laranja Mecânica

Cena de 'Laranja Mecânica' (1971) / Crédito: Reprodução/Warner Bros.

 

Um dos filmes mais memoráveis da carreira de Stanley Kubrick, 'Laranja Mecânica' (1971), inspirado no livro de mesmo nome escrito por Anthony Burgess, acompanha o jovem Alex DeLarge, que passa noites com uma gangue de amigos briguentos, mas, depois que é preso, é submetido a uma técnica de modificação comportamental em troca de sua liberdade.

Esse filme, lançado em meio à ditadura militar no Brasil, foi banido devido ao "conteúdo promíscuo", segundo o órgão de censura. Ele só foi disponibilizado por aqui depois que foi lançado em uma versão censurada, com as genitais dos atores cobertas, em 1978.

+ Censura no Brasil e cenas deletadas: 5 curiosidades sobre o filme 'Laranja Mecânica'


 

5. A Serbian Film

Cena de 'A Serbian Film' (2011) / Crédito: Reprodução/Jinga Films

 

Considerado por muitos como um dos filmes mais polêmicos e perturbadores de todos os tempos, 'A Serbian Film' (ou 'Terror sem Limites'), dirigido por Srdjan Spasojevic, gira em torno de um ator de filmes adultos com dificuldades financeiras que, ao concordar em participar de um filme artístico, descobre que o projeto é extremamente sombrio e grotesco, com pedofilia, necrofilia e até mesmo lhe oferecendo risco de vida.

No Brasil, o filme, lançado em 2011, foi banido por ser considerado como uma obra com "apologia à pornografia infantil", sendo retirado de festivais de cinema por todo o país a mando da Caixa Econômica Federal. Na época, uma cópia da obra até foi apreendida, mas sua exibição foi liberada logo no ano seguinte.

Brasil História curiosidades Cinema filme censura entretenimento matérias banimento

Leia também

O filme de sucesso que Elvis Presley lamentou ter recusado


Valeriana: Veja a cidade maia descoberta acidentalmente em uma selva


Frustração e Beatles: As revelações do novo documentário sobre Elvis Presley


As Crianças Perdidas: Veja as pistas que levaram a descoberta das crianças


Segunda Guerra: Participação dos Pracinhas foi considerada 'dor de cabeça' pelos Aliados


As Crianças Perdidas: O que aconteceu com o cachorro do resgate?