Torcedora do Flamengo com camiseta e amuletos - Getty Images
Esporte

Pódio rubro-negro: as conquistas do Flamengo que vão além do futebol

Presente em diversos outros esportes, o clube tem uma grande história nas Olimpíadas

Pamela Malva Publicado em 17/12/2019, às 18h03

O ano de 2019 foi especial para o Flamengo, com diversas conquistas tanto nacionais, quanto internacionais. Os fãs do mengão viram seu time sair do Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro, e viajar até Lima, no Peru, para conquistar a taça da Copa Libertadores da América.

Logo no dia seguinte, a torcida nem descansou e já comemorou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro. Os fogos rubro-negros, é claro, não foram o suficiente para tantas conquistas, ainda mais com a vitória na Taça Rio.

Mesmo assim, o que pouca gente lembra é que, muito antes de 2019, o Clube de Regatas do Flamengo já fazia história. Foi através de ouros esportes que o mengão conquistou 22 medalhas nas Olimpíadas, permitindo que os flamenguistas tivessem ainda mais orgulho.

Em 1948, as primeiras medalhas vieram com Alfredo da Motta, Afonso Azevedo e Zenny de Azevedo. Os três faziam parte do time de basquete brasileiro que ganhou terceiro lugar. Em 1960, o basquete nacional ganhou mais três medalhas de bronze com Fernando Pereira, Waldyr Geraldo e, de novo, Zenny de Azevedo.

Zenny de Azevedo, o Algodão, jogando basquete pelo Flamengo / Crédito: Wikimedia Commons

 

Poucos anos antes, José da Conceição foi premiado com o bronze em salto em altura, em 1952, representando o mengão no atletismo. Anos depois, em diversas modalidades, foi a vez da natação do Flamengo brilhar.

José da Conceição correndo na pista com obstáculos em 1960 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Jorge Fernandes ganhou bronze nos 4x200 metros livres, em 1980, e Ricardo Prado conquistou a prata nadando os 400 metros medley, em 1984. Fernando Scherer, o Xuxa, por sua vez, garantiu duas medalhas de bronze ao mengão, uma pelos 50 metros livres em 1996 e outra no revezamento 4x100 metros, no ano de 2000. Por último, César Cielo levou bronze nos 50 metros livres, em 2012.

O ano de 2000 também foi importante para três rubro-negras que trouxeram medalhas de bronze para seu clube. Kátia Lopes, Leila Barros e Virna Dias fizeram parte do time de vôlei brasileiro que participou dos Jogos Olímpicos de Verão em Sydney, na Austrália, junto de outras nove jogadoras.

Leila Barros e César Cielo, respectivamente / Crédito: Wikimedia Commons

 

Por fim, o time também conquistou os degraus do pódio nas olimpíadas. A primeira medalha de prata veio com Augilmar Oliveira, em 1984. Em seguida, mais quatro foram conquistadas por Jorginho, Andrade, Zé Carlos e Bebeto, em 1988. Esse último ainda trouxe uma medalha de bronze, junto de Sávio Bortolini, em 1996.

A tradição rubro-negra vem de longe, carregando as cores da camisa por onde quer que o time passe. Nesse sentido, não é de se espantar que os flamenguistas sejam tão apaixonados pelo C. R. Flamengo — que também apresenta jogadores em esportes como bocha, ginástica artística, judô, remo e showbol.


+Saiba mais sobre o tema através dos livros abaixo

Um Flamengo Grande, Um Brasil Maior, Renato Coutinho (2019)

link - https://amzn.to/2PU4fNv

Como o futebol explica o mundo, Franklin Foer (2005)

link - https://amzn.to/36LIzde

Brasil em jogo, Andrew Jennings (2014)

link - https://amzn.to/2PVfrcN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Futebol História esporte História do Brasil campeonato atletismo flamengo Vôlei Natação Basquete

Leia também

Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: Afinal, Lyle usava peruca na vida real?


Irmãos Menendez: Existem atualizações sobre o caso de Lyle e Erik?


Irmãos Menendez: Quem são as esposas de Lyle e Erik?


Irmãos Menendez: Veja a história real por trás da série da Netflix


Irmãos Menendez: O que aconteceu com a advogada de Erik?