Embora pareçam estranhos nos dias atuais, alguns costumes eram normais durante o reinado de Vitória
Joseane Pereira Publicado em 07/09/2020, às 10h00
A população que vivia na Inglaterra do século 19 era regada a moralismos e disciplina, e seus valores são frequentemente retratados como "puritanos". Entretanto, aos olhos da atualidade, alguns costumes de higiene dessa época podem ser um tanto curiosos. Confira!
1. Limpando o piso com Listerine
Criado em 1879 pelos químicos Jordan Lawrence e Wheat Lambert, o Listerine foi amplamente divulgado como um antisséptico. Entretanto, esse uso não teve sucesso na época, levando à sugestão de que o líquido virasse limpador de chão e remédio para gonorreia. Apenas em 1914 o produto seria utilizado como enxaguante bucal, ganhando fama no mundo inteiro.
2. Roupas branqueadas com urina
Os vitorianos costumavam usar algo além do sabão para branquear suas roupas. Entre os itens que faziam sucesso na limpeza, estavam o querosene para remover manchas de sangue e esfregar a roupa com giz, para retirar manchas de óleo. Outra substância ainda mais controversa era a urina humana: uma vez que contém amônia, ela era utilizada para deixar as roupas branquinhas.
3. Vinagre e ovos para o cabelo
Embora fossem fascinados com o cuidado capilar, os vitorianos não tinham sequer noção do que viria a ser o shampoo. Ao invés disso, eles quebravam ovos sobre suas cabeças, misturando-os às madeixas e lavando-os com água. Outras opções de limpeza eram o vinagre diluído, rum, chá preto ou alecrim aplicados nos cabelos.
4. Ataduras militares para menstruação
A sociedade Vitoriana foi uma das primeiras a abordar a higiene feminina. Almofadas descartáveis e um protótipo do tampão foram inventados nessa época, e também se descobriu que curativos usados em ferimentos de tropas do Exército poderiam ser úteis para a menstruação.
5. Creme dental de chocolate
Enquanto escova e pasta dental eram comuns entre os mais ricos, a maioria dos trabalhadores preparava misturas caseiras inusitadas, como pó de giz, fuligem e chocolate em pó. Alimentos como o aipo também serviam para limpar os dentes, e os cuidados mais pesados, como uma cirurgia, eram feitos pelos ferreiros locais.
++Saiba mais sobre a Era Vitoriana através de obras disponíveis na Amazon Brasil
A Era Vitoriana, Élio Chaves Flores e Iris Helena Guedes (2000) - https://amzn.to/2NLy4Ae
Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird e Denise Bottmann (2018) - https://amzn.to/2NMzKJP
História Concisa da Grã-Bretanha, de W. A. Speck (2013) - https://amzn.to/33FeKdj
Vitória, Daisy Goodwin (2017) - https://amzn.to/33T7w4F
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme
Afinal, Jesus era casado e tinha filhos? Saiba o que dizem pesquisadores