Os personagens Sthephanie e Sheldon - Divulgação / CBS
The Big Bang Theory

O erro que pode ter passado despercebido em ‘The Big Bang Theory’

A série que, é conhecida por seus detalhes extremamente inteligentes, carrega um erro curioso durante exame de personagem

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/11/2023, às 18h14 - Atualizado em 29/11/2023, às 18h36

Um dos personagens mais queridos de ‘The Big Bang Theory’, com certeza, é Sheldon Cooper, vivido por Jim Parsons. O renomado físico da trama além de ser um gênio reconhecido, é também quem garante risadas do público com seu jeito irônico e, de certa forma, inocente, principalmente para as malícias da vida cotidiana.

Em alguns momentos da série, os amigos de Sheldon já perguntaram para ele, e também para a mãe do personagem, se o físico tem algum problema que afeta a capacidade mental, tendo em vista seus comportamentos diferentes com as pessoas, já que ele tem problemas em demonstrar empatia e realizar interações básicas com pessoas que não fazem parte de seu círculo social.

No entanto, um médico da realidade afirmou que a série não é assim tão precisa em diagnósticos médicos — o que chama atenção, já que a produção trabalhou com detalhes precisos em todas as suas referências.

No episódio 10 da 2ª temporada, intitulado "The Vartabedian Conundrum", Sheldon indica estar mal de saúde com uma doença misteriosa. Como ele sofria com medo total de germes, logo tenta entender o que o afeta para se curar.

A Dra. Sthephanie e o físico Sheldon Cooper de 'The Big Bang Theory' - Crédito: Divulgação / CBS

 

Imprecisão médica

Através do YouTube, o Doutor Mike, cujo canal é 'Doctor Mike', analisou o episódio em questão da série e avaliou que não há precisão médica na situação apresentada na narrativa. Ele avalia o exame feito pela Dra. Stephanie Barnett (Sara Rue) em Sheldon e explica também o que pode ser, de fato, o problema do personagem com base em seus sintomas.

O médico explica que a imprecisão acontece no momento em que a doutora examina o físico e consegue enxergar sua laringe sem usar nenhum tipo de equipamento especial.

O doutor comenta que tem visto em seus pacientes um aumento no número de “perda auditiva neurossensorial devido a danos na audição por ouvir música muito alta”, o que poderia ser uma das causas da então doença e Sheldon.

“A inflamação na membrana timpânica ou no canal auditivo interno apenas exclui causas infecciosas por bactérias. Ainda pode haver outras coisas, há causas virais, há causas não infecciosas, então você precisa ter muito cuidado” explica o médico.

O profissional ainda chama atenção para a postura em que o personagem se encontra na cena, que pode dificultar ainda mais o processo, ou seja, sentado.

Em primeiro lugar, não há nenhuma chance de ela ver a laringe dele. A laringe é a caixa vocal e fica muito mais atrás. Para visualizar isso, você precisará de um telescópio de fibra óptica para entrar no nariz e passar pela faringe”, completa Mike no vídeo.

Diagnóstico do personagem

Ainda que a série tenha errado os detalhes do exame médico da Dra. Barnett, o episódio possui um papel importante para a trama ao revelar a hipocondria (diagnóstico de quem constantemente acredita que sofre de sérias doenças, sem apresentar nenhum sinal claro) de Sheldon. Essa condição neurológica específica faz com que uma pessoa crie fobias extremas de diversas coisas, como germes e de cuidados extremos com a saúde, o caso do físico, ressalta o portal ScreenRant.

No episódio em questão, os medos e incômodos do personagem são colocados em evidência, e apesar de ter sido acalmado pela doutora que o avaliou, os próximos capítulos exibem a luta contínua de Sheldon contra os sintomas da hipocondria.

Leonard e Sthephanie em 'The Big Bang Theory' - Crédito: Divulgação / CBS

 

Sthephanie foi uma das namoradas de Leonard (Johnny Galecki) antes de ele decidir investir em sua relação com a vizinha e amiga Penny (Kaley Cuoco), a qual ele foi apaixonado desde a primeira cena de ‘The Big Bang Theory’. Entretanto, o relacionamento de Leonard e Sthephanie não foi duradouro, mas importante para explorar mais a fundo a trajetória do cientista.

série produção Youtube médico Narrativa vida real correção erro 'The Big Bang Theory' precisão

Leia também

Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?


Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix


Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?


O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?


Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?


Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme