Hoje, o jogo consiste em acertar bolinhas de pingue-pongue em copos com cerveja. No passado, a bebida da vez era o vinho
Redação Publicado em 22/08/2021, às 08h00
Os gregos antigos são lembrados como seríssimos guerreiros, inventores e filósofos. Mas isso não quer dizer que não sabiam dar festas. Os simpósios eram celebrações casuais que reuniam amigos para tomar vinho e jogar conversa fora noite adentro.
Em meio à farra, havia uma brincadeira curiosa: o kottabos, que consistia em atirar restos de vinho contra um alvo. O jogo era muito parecido com o “beer pong”, em que bolas de pingue-pongue são jogadas dentro de copos de cerveja.
Em 2015, a professora Heather Sharpe, da Universidade West Chester (EUA), decidiu recriar o jogo com seus estudantes. Usando suco de uva diluído e réplicas dos cálices gregos, criadas em impressoras 3D, ela testou as duas variantes do kottabos.
Numa delas, o alvo era um prato metálico num pedestal, que caía estrondosamente, o que devia ser o auge da festa. Na outra, mais discreta, era preciso encher pequenas tigelas boiando na água, para fazê-las afundar.
As conclusões foram variadas. Uma delas: a forma mais eficiente de atirar é por cima da cabeça, como uma bola de beisebol, não por baixo, como um frisbee. Outra: o jogo fazia uma bagunça enorme, espalhando vinho por todo o chão, e encharcando quem estava no outro lado da sala — o que provavelmente era uma das intenções dos praticantes.
Heather deixou uma ressalva sobre a validade científica do teste: “Seria divertido tentar a experiência bebendo vinho. Evidentemente, sendo um evento universitário, não podíamos fazer isso no campus”, afirmou ao site LiveScience.
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme