Fotografia tirada no Yick Cheong, em Hong Kong - Getty Images
Monster Building

Monster Building: Conheça o edifício em Hong Kong com mais de 2 mil apartamentos

Conhecido como Monster Building, o edifício Yick Cheong espanta ao abrigar mais de 10 mil moradores, em um total de 2.440 apartamentos; veja fotos!

Éric Moreira Publicado em 17/08/2024, às 10h00

Localizado no sudeste da China, Hong Kong é um território autônomo e uma antiga colônia britânica, hoje conhecida principalmente por possuir um centro urbano vibrante e densamente povoado.

Por mais que Hong Kong seja uma região única, um detalhe curioso é que, de maneira geral, é um território sem muitos pontos turísticos. Porém, aqueles que gostam de turismo urbano facilmente podem se impressionar com uma construção em específico que, a princípio, não propõe nada de mais: o edifício Yick Cheong.

+ Cidade das Sombras: A monumental favela vertical em Hong Kong

Também conhecido como Monster Building, Yick Cheong consiste em um grande complexo de edifícios interligados, localizado em Quarry Bay, que abriga várias famílias normalmente, como qualquer complexo de apartamentos. Porém, seu apelido se deve às proporções únicas: o complexo conta com 2.440 apartamentos, e abriga mais de 7 mil moradores, repercute o portal de notícias UOL. No térreo, ainda existe o comércio.

Fotografia tirada no complexo de Yick Cheong, em Hong Kong / Crédito: Foto por Sakaori pelo Wikimedia Commons

 

Projeto impressionante

Segundo a Revista Casa e Jardim, o conjunto habitacional foi construído em meados da década de 1960, e na época foi chamado de Parker Estate — em referência ao Monte Parker, localizado ao sul da propriedade. Ele foi fundado como resposta ao aumento populacional de Hong Kong, registrado após a Segunda Guerra Mundial, enquanto pessoas fugiam em grande número da China.

O que certamente chama mais atenção em sua arquitetura, principalmente daqueles que adoram tirar fotos, é a quase perfeita simetria dos prédios. Quem está no pátio central, se olhar para cima, poderá ver altos edifícios erguendo-se por todos os lados, com apenas uma pequena lacuna permitindo que o céu seja visível.

Vista do pátio central, olhando para cima, no Yick Cheong / Crédito: Getty Images

 

Certamente um feito impressionante de arquitetura, o complexo se tornou um ponto turístico famoso, parecendo bastante com um destino apocalíptico, com seu visual apertado e "amontoado", abrigando muitas pessoas em pouco espaço. Vale mencionar que também apareceu em vários videoclipes musicais e filmes populares.

Símbolo de Hong Kong

Em 1972, o complexo de Parker Estate foi dividido em cinco blocos, conforme conhecidos até hoje: o edifício Fook Cheong, a mansão Montane, a mansão Oceânica, o edifício Yick Cheong e o edifício Yick Fat.

Vista externa do Yick Cheong e do Yick Fat / Crédito: Foto por Qwer132477 pelo Wikimedia Commons

 

Um grande complexo densamente povoado, impressionante arquitetonicamente e ainda um centro comercial. Embora pareça uma estrutura banal, é inegável que o complexo é uma bela síntese dos espaços apertados e sufocantes que existem em toda Hong Kong, e por isso facilmente pode ser tomado como um símbolo da região.

Mundo curiosidades Hong Kong arquitetura complexo prédio apartamentos matérias

Leia também

Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos


Irmãos Menendez: Entenda como ex-Menudo pode reacender o caso criminal


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com Lyle e Erik