O notório caso que consagrou o pároco regionalmente envolveu conflitos de interesse até uma viagem para o Vaticano no fim do século 19
Caio Tortamano Publicado em 05/07/2020, às 07h00
Casos milagrosos demandam grande investigação da Igreja Católica para que sejam efetivados como tais, mas antes disso, esses casos aparentemente sem explicação chamam atenção das comunidades locais e geram grande comoção popular. Foi isso que aconteceu em Juazeiro do Norte, no Ceará, no ano de 1889.
O caso envolveu o famigerado Padre Cícero, que teria administrado diversas hóstias para a Beata Maria de Araújo. Esses alimentos ritualísticos teriam se transformado em sangue na boca da própria religiosa, que a limpou em panos brancos, que teriam manchado.
Cícero julgou ser o próprio sangue de Jesus Cristo aquele que teria surgido. O estranho fenômeno não teria acontecido uma, mas 47 vezes durante a quaresma — período religioso que precede o feriado da Páscoa.
Repercussão
Um evento único como esse chamou a atenção de fiéis e céticos por todo o Brasil, tornando Juazeiro em um importante ponto de peregrinação de católicos no nordeste do país. Entretanto, não foram todos os cristãos que acreditaram na improvável história, muitas autoridades eclesiásticas questionavam a veracidade dos fatos.
Isso levou o bispo do Ceará na época, Dom Joaquim José Vieira, a organizar uma equipe de técnicos para conferir se os relatos eram verdadeiros. Além de padres foram chamados dois médicos e um farmacêutico, todos chegaram na mesma conclusão: não tinha nenhuma explicação natural para aquilo que tinha acontecido.
Reviravolta
Insatisfeito, Dom Joaquim estava disposto a mostrar a todo custo que o caso não passava de uma armação feita pelo Padre Cícero para ganhar notoriedade — nessa altura o religioso já era popular em sua região. Com isso, articulou uma segunda comissão que estaria já com a intenção de desmistificar o ocorrido em Juazeiro do Norte.
Convictos de que era uma mentira, o parecer não poderia ser diferente e o caso foi classificado como uma armação forjada. A suposta farsa acarretou na suspensão das ordens sacerdotais de Cícero, além de levar Maria de Araújo para uma vida de exílio.
Idolatria e legado
Porém, o que o bispo não contava é que a negação só teria transformado a história em uma lenda mais popular ainda, motivando multidões a frequentarem a igreja do Padre, venerando as toalhas manchadas de sangue — que agora eram relíquias.
Em 1898, Cícero foi até o Vaticano atrás de uma absolvição com o Papa Leão XIII, a qual não conseguiu — mesmo o cearense nunca tendo sido excomungado de fato pela Igreja. Em 2001 o papa Bento XVI, ainda enquanto cardeal, promoveu novos estudos sobre o caso buscando a reabilitação póstuma para o brasileiro. Catorze anos depois, Padre Cícero foi perdoado pela Igreja e até hoje é um dos maiores nomes da fé católica no Brasil.
Devido às milhares de graças que os seguidores do padre dizem ter alcançado por intercessão dele: cegos que teriam voltado a ver, aleijados que andaram novamente, loucos que teriam recuperado o juízo, a abertura de um processo de beatificação foi inciado no Vaticano, podendo evoluir para uma santificação.
+ Saiba mais sobre a Igreja e Padre Cícero através das obras abaixo disponíveis na Amazon:
Padre Cícero, de Lira Neto (2009) - https://amzn.to/2VH4zmo
Padre Cícero, de Francisco Murilo de Sá Barreto (2002) - https://amzn.to/38sxiR2
Como A Igreja Católica Construiu A Civilização Ocidental, de Thomas E. Woods Jr (2017) - https://amzn.to/2ya3872
As grandes mentiras sobre a igreja católica, de Alexandre Varela e Viviane Varela (2016) - https://amzn.to/3aVN07T
Cartas à igreja, de Francis Chan (2019) - https://amzn.to/3b1iBFk
Box Heróis da Igreja, de Al Truesdale (2020) - https://amzn.to/3cdOQ4l
Dois Papas, de Anthony McCarten (2019) - https://amzn.to/38kjgAk
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme