Imagem do Exército Vermelho durante a Segunda Guerra - Creative Commons
Segunda Guerra

Massacre de Przyszowice: os três dias de terror causado pelo Exército Vermelho

Quando chegaram à vila polonesa, os soviéticos não hesitaram em incendiar, saquear, matar e estuprar os civis

Pamela Malva Publicado em 20/02/2020, às 16h53

Em janeiro de 1945, a União Soviética deu início à sua ofensiva para atravessar o território da Polônia ocupada pelos alemães. Assim, no dia 26 daquele mês, o Exército Vermelho chegou à vila de Przyszowice, a última antes da fronteira polonês-alemã.

No período entre os dias 26 e 28, a cidade foi palco do episódio caracterizado pelo Instituto de Recordação Nacional como um crime contra a humanidade. Na vila, civis e ex-soldados poloneses foram alvo de um terrível massacre.

Assim que chegaram, os soviéticos incendiaram casas, enquanto atiravam nas pessoas que tentavam apagar o fogo. Em seguida, saquearam lares e comércios e estupraram uma quantidade desconhecida de mulheres.

Naquele dia, dezenas morreram — o número estimado de vítimas varia entre 54, de acordo com Sebastian Hartman, e 69 pessoas, segundo reportagem de Józef Krzyk, publicada no jornal Gazeta Wyborcza. Quase todos eram poloneses, exceto dois fugitivos da Itália e da Hungria.

Pedra memorial erguida em homenagem às vítimas / Crédito: Wikimedia Commons

 

De acordo com o estudo do Instituto de Recordação Nacional, realizado a partir do massacre, quatro ex-prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz estavam entre as vítimas. Eles teriam escapado no dia anterior.

Ainda hoje, o motivo do massacre é desconhecido. Ao mesmo tempo em que os soviéticos poderiam ter desejado compensar suas perdas durante o combate, era possível que eles estivessem confusos, pensando já estarem em territórios alemães.

Até 1989, durante o regime comunista na Polônia, a divulgação do episódio foi censurada pelo governo. A vala onde as vítimas foram enterradas foi mantida em anonimato. Foi apenas em 2005, no 60º aniversário do massacre, que os poloneses ergueram uma pedra memorial no local.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Um Escritor na Guerra, de Vasily Grossman (2007) - https://amzn.to/2Va1onS

A Segunda Guerra Mundial, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/32h2yQe

O último império, de Serhii Plokhy (2015) - https://amzn.to/37Mj9ME

Do socialismo soviético ao capitalismo russo, de Lenina Pomeranz (2018) - https://amzn.to/2V4sk8J

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Alemanha União Soviética História Segunda Guerra assassinato Exército Vermelho Polônia Massacre Estupro

Leia também

Irmãos Menendez: Como os familiares de Lyle e Erik enxergam o caso?


Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos


Irmãos Menendez: Entenda como ex-Menudo pode reacender o caso criminal