A morte de Louis-Charles da França deu vida a uma série de impostores - Wikimedia Commons
Curiosidades

Como mais de 100 pessoas afirmaram ser o filho de Maria Antonieta

Depois do secreto enterro, mais de 100 homens já afirmaram ser Louis-Charles da França

Daniela Bazi Publicado em 23/11/2019, às 13h41 - Atualizado às 13h42

Louis-Charles da França, filho de Luís XVI de França e Maria Antonieta, se tornou o herdeiro do trono francês aos quatro anos de idade após a morte de seu irmão, Louis-Joseph, em 1789.

Com a queda de sua família após a Revolução Francesa, e a execução de seus pais em 1793, o jovem Louis de apenas oito anos foi mandado para a prisão no Templo de Paris, onde foi abusado, negligenciado e isolado. Louis-Charles faleceu no dia 8 de junho de 1795 de tuberculose, aos dez anos, nos braços de um de seus carcereiros.

A família na prisão, em 1792. / Créditos: Getty Images

 

Após a sua morte, o governo revolucionário rapidamente entrou em ação. O doutor Philippe-Jean Pellatan fez uma autópsia detalhada no corpo do garoto e encontrou evidências físicas do abuso que teria sofrido. Com a autópsia completa, o cadáver foi secretamente enterrado em uma cova no Cemitério Santa Marguerita.

Anos após o misterioso enterro, dezenas de homens apareceram afirmando ser o jovem príncipe. Eles estavam a procura de sua irmã, Maria Teresa, Duquesa de Angoulême. Desde a libertação do cativeiro, em dezembro de 1795, Maria Teresa sofreu com o mistério sobre o que teria acontecido com seu irmão mais novo até a sua morte, 50 anos depois.

Retrato de Maria Teresa da França, Duquesa de Angoulême. / Créditos: Getty Images

 

O diplomata austríaco Baron von Thugut relatou que não existe uma confirmação real ou legal de que a criança estaria morta. “Sua morte, até hoje, não tem outra prova além do anúncio de Moniteur, junto com um relatório elaborado com a ordem de bandidos da Convenção, e por pessoas cujo testemunho é baseado em fatos de que estavam presentes com o corpo de uma criança morta que lhes foi dito ser o filho de Luis Capet”.

Eventualmente, mais de 100 pessoas afirmaram ser o herdeiro do trono. Um dos nomes que ficaram famosos era o de Charles-Guillaume Naundorff. Ele foi motivado pela possível restauração da casa Bourbon, onde o mesmo reivindicaria o trono da França, além de riqueza, fama e adulação.

O primeiro apareceu apenas 3 anos após a morte do Delfim. Era um belo adolescente que foi encontrado nas proximidades do local da prisão, e por meses se recusou a dizer quem era, mas disse então pertencer a uma casa ducal que não existia mais. Por esse motivo, inúmeros habitantes ficaram convencidos de que o jovem seria realmente Louis-Charles.

Desde então, apareceram impostores na Inglaterra, Dinamarca, Itália, onde em 1834 o Barão de Richemont afirmou em corte ser o príncipe, e nos Estados Unidos, em que o mais famoso é um nativo americano chamado Eleazer William - havia sido pago por um nobre francês e generosamente concordou em abdicar do trono.

Os impostores eram influenciados principalmente pelo fato de que Louis se recusava a falar em seus últimos dias. Além disso, as pessoas que conheciam o garoto nunca mais o encontraram após a prisão. 

Com o grande número de impostores surgindo na França afirmando ser o herdeiro do trono, a falsa afirmação passou a ser ilegal no país. Um homem chamado Charles de Navarre, que voou de Nova Orleans para a França e afirmou em corte ser o Delfim chegou a ser preso em 1817 - e morreu na cadeia.


+Saiba mais sobre a história através as obras abaixo

Maria Antonieta: Retrato de uma mulher comum, Stefan Zweig (2013)

Link - https://amzn.to/2KHdZcn 

O Livro Negro da Revolução Francesa, Renaud Escande (2015)

Link - https://amzn.to/2Oa7Fwb

Revolução Francesa: o povo e o rei (1774-1793) - Volume 1, Max Gallo (2009)

Link - https://amzn.to/2O7xs80

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.  

França Maria Antonieta Revolução Francesa Luis XVI

Leia também

Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?


Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix


Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?


O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?


Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?


Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme