Os Beatles não foram páreos para uma surpreendente voz baiana que levou os principais prêmios da noite
Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/03/2021, às 00h00 - Atualizado em 05/02/2023, às 10h58
Em fevereiro de 1964, os Beatles finalmente chegavam em plano físico aos Estados Unidos, confirmando o sucesso internacional em pouco tempo de trajetória; os álbuns 'Please, Please Me' e 'With The Beatles', ambos lançados no ano anterior, contavam com dezenas de sucessos históricos como "She Loves You" e "I Want to Hold Your Hand".
Durante a passagem norte-americana, ainda lançariam um filme para promover o álbum ‘A Hard Day’s Night’, sendo o percussor dos videoclipes — que eram enviados para o mundo inteiro pela impossibilidade do cumprimento da alta demanda por apresentações. No fim daquele ano, ainda lançaram o quarto disco, chamado ‘Beatles for Sale’.
Todo esse impacto e constância indicavam que, em breve, a receita do sucesso comercial e popular chegaria, enfim, na crítica responsável por sugerir os maiores nomes da música no prêmio mais importante da indústria, o Grammy.
Se por um lado a Beatlemania tomava conta dos jovens pelo mundo, a Bossa Nova era a queridinha dos Estados Unidos. Não era à toa que, no ano anterior, não apenas “Desafinado” de Tom Jobim concorreu na categoria máxima da premiação, como “Gravação do Ano”, mas junto dela esteve a versão em Bossa Nova de “Fly Me To The Moon”. As duas perderam o título principal, mas ainda estavam em destaque.
O momento áureo ocorreria na premiação de 1965, quando a categoria Melhor Novo Artista continha dois brasileiros; como já era esperado, Jobim e, de maneira inédita, a então esposa de João Gilberto, Astrud, que emprestou sua voz para eternizar “Garota de Ipanema” em inglês, enquanto o companheiro cantava os trechos na língua nativa.
Os brasileiros perderam o prêmio de revelação para os garotos de Liverpool, mas 'vingaram' com uma vitória de lavada; não apenas venceram como ‘Melhor Performance de Jazz Instrumental - Grupo pequeno ou solista com grupo pequeno', como venceram as duas principais categorias em cima dos Beatles; ‘Gravação do Ano’ e ‘Álbum do Ano’, como informa o site da organização.
Na época, com apenas sete edições, o status comercial do prêmio já era aclamado internacionalmente. No entanto, a academia nunca havia premiado uma mulher na categoria de Gravação do Ano — pelo menos, até a baiana Astrud Gilberto revelar sua límpida voz nos trechos em inglês de Garota de Ipanema.
Com isso, a cantora se tornou a primeira artista feminina a receber o troféu principal na categoria, antecedendo estrelas como Roberta Flack, Whitney Houston e Adele. Além disso, o álbum que continha a faixa também bateu um recorde; foi o primeiro disco de jazz a conquistar a categoria de “Álbum do Ano”.
Tal feito só seria repetido 43 anos depois, quando Herbie Hancock venceu a edição de 2008 com o álbum ‘River: The Joni Letters’, como informou à Reuters. Não foi a primeira música estrangeira a ser condecorada com os prêmios máximos, visto que a primeira edição premiou a italiana “Nel Blu Dipinto Di Blu (Volare)” — mas, até hoje, é a única em língua portuguesa que conquistou a categoria.
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