Alguns dos aviões que a embarcação carregava - Reprodução / Paul Allen / Agência France-Presse
Japão

Porta-aviões afundado após ataque japonês é encontrado no Oceano Pacífico

75 anos depois, o USS Lexington foi achado por uma missão financiada pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen

Thiago Lincolins Publicado em 07/03/2018, às 12h53 - Atualizado em 22/11/2018, às 11h15

A descoberta foi realizada no Mar de Coral, no Oceano Pacífico, numa profundidade de 3 mil metros e a 800 km da costa Leste da Austrália, durante uma expedição financiada por Paul Allen, cofundador da Microsoft.

Paul Allen

O USS Lexington foi atacado com bombas e torpedos pelos japoneses no dia 8 de maio de 1942, durante a Batalha do Mar de Coral. A ordem de abandonar o navio foi dada somente após uma explosão, que desencadeou um grande e incontrolável incêndio. 216 tripulantes perderam as suas vidas e outros 2.770 foram resgatados antes que o destruidor americano USS Phelps disparasse torpedos que levariam o Lexington para o fundo do oceano com 35 aviões – dos quais 11 já foram recuperados pela equipe de Allen.

Essa é só a última da série de descobertas da equipe liderada por Allen. Anteriores incluem outros três navios da Marinha dos EUA e o navio de guerra japonês Musashi. "Prestar tributo ao USS Lexington e os homens corajosos que serviram nele é uma honra", disse Allen em seu site oficial. "Como americanos, temos uma dívida de gratidão com todos que serviram e que continuam a servir o nosso país com a sua coragem, persistência e sacrifício."

Paul Allen

Allen enxerga as expedições como uma homenagem ao seu pai, que serviu durante a Segunda Guerra. No twitter, Harry B. Harris Jr, atual comandante da frota do Pacífico dos EUA e filho de Harry Binkley Harris, na época oficial da marinha que serviu a bordo do USS Lexington, elogiou a grande descoberta. "Como filho de um sobrevivente do USS Lexington, ofereço meus parabéns a @PaulGAllen e à tripulação da expedição do RV Petrel por localizar o 'Lady Lex', que afundou há 76 anos na Batalha do Mar de Coral."

Paul Allen

Leia também

Vitória de Donald Trump representa 'risco de turbulências', avalia professor


Há 90 anos, morria o ilustre cientista Carlos Chagas


Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme


O Exorcista do Papa: O que aconteceu com o padre Gabriele Amorth?


Relação tempestuosa e vida reservada: Quem é Vivian Jenna Wilson, filha de Elon Musk


Confira 5 gladiadores que ficaram famosos no Império Romano