A criação arrebatadora de Gabrielle até hoje marca a moda feminina; entenda o contexto histórico
Redação Publicado em 03/07/2021, às 09h00
Em seus 87 anos de vida, Gabrielle Chanel vivenciou episódios marcantes. Com uma infância melancólica num orfanato, aquela que seria apelidada de 'Coco' tinha o talento como principal característica.
Não simpatizava com os muitos itens exagerados que formavam a moda feminina entre o final do século 19 e começo do 20, afinal, era uma mulher à frente de seu tempo. Foi exatamente esse fator que fez a estilista entrar para os livros de História.
Responsável pela criação do cativante ‘Chanel n° 5’, ela também marcou a história da moda ao usar calças e cravar o ‘vestidinho preto’ no guarda-roupa.
Chamando a atenção de grandes nomes de Hollywood, Gabrielle também tem uma criação marcante, que muitas vezes passa despercebida nos dias de hoje: a bolsa tiracolo.
“Surge a necessidade do uso de bolsas realmente funcionais para um novo momento histórico em que a mulher reafirma sua posição na sociedade. E Gabrielle Chanel, acompanhando toda essa movimentação de perto e em sua eterna busca por liberdade de movimentos, cria no ano de 1929 a bolsa tiracolo”, relembra Laura Wie, especialista em História da Moda e criadora do projeto Moda com História.
No episódio de hoje do podcast ‘Aventuras Narradas e Moda com História: a saga de Gabrielle Chanel’, você confere como se deu esse processo através do roteiro e narração da especialista.
Confira abaixo.
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme