- Reprodução
Arte

Conheça a trajetória de 5 grandes mestres da arte

A história da pintura não seria a mesma sem a contribuição destes cinco nomes

Letícia Yazbek Publicado em 19/05/2019, às 16h00

1. Michelangelo Buonarroti (1475 – 1564)

Crédito: Reprodução

 

Michelangelo foi escultor, pintor, arquiteto e poeta. Aos 13 anos, ele foi aprendiz do pintor Domenico Ghirlandaio, em Florença (Itália). Em 1489, ingressou na escola de escultura de Lorenzo de Medici. Michelangelo aprimorou as técnicas de escultura e criou obras importantes, como Davi e Baco. De 1508 a 1512, pintou o teto da Capela Sistina, no Vaticano. A Criação de Adão, que decora a Capela, é uma das obras mais conhecidas de Michelangelo. Ela representa um episódio da Bíblia em que Deus cria o primeiro homem, Adão. 


2. Vincent Van Gogh (1853 – 1890)

Crédito: Reprodução

 

Viveu na Holanda, França e Bélgica e pintou mais de 400 telas durante a vida. Por volta de 1880, Van Gogh passou a retratar a vida cotidiana dos camponeses e os trabalhadores rurais da Holanda. Em 1886, entra em contato com importantes pintores da época, como Henri de Toulouse-Lautrec e Paul Gauguin. Dois anos depois, Van Gogh se mudou para Arles, no sul da França. Lá, foi inspirado pelas paisagens rurais e pintou alguns dos quadros mais famosos, como Noite Estrelada e Doze girassóis numa jarra.


3. Pablo Picasso (1881 – 1973)

Crédito: Reprodução

 

Começou a se interessar pela arte aos sete anos de idade, quando fazia desenhos a lápis. Mais tarde, Picasso estudou em Barcelona (Espanha), onde aprimorou as técnicas de pintura. Em 1907, terminou a obra As Senhoritas de Avignon, considerado o marco do início do cubismo. Esse movimento artístico representava os objetos a partir de diferentes pontos de vista, usando formas geométricas. Em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola (conflito que ocorreu entre 1936 e 1939), Picasso pintou o mural Guernica. A obra mostra a violência que ocorreu durante a guerra.


4. Tarsila do Amaral (1886 – 1973)

Crédito: Reprodução

 

Brasileira de Capivari, interior de São Paulo, estudou em Barcelona (Espanha), onde pintou o primeiro quadro, Sagrado Coração de Jesus, aos 16 anos. Em 1920, estudou pintura e escultura em Paris (França). Ao voltar para o Brasil, Tarsila formou o Grupo dos Cinco, com a pintora Anita Malfatti e os escritores Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Tarsila se tornou uma das principais figuras do movimento modernista no Brasil, que defendia uma independência artística brasileira. Abaporu é uma das obras mais famosas de Tarsila do Amaral.


5. Frida Kahlo (1907 – 1954)

Crédito: Reprodução

 

Frida Kahlo é considerada uma das pintoras mais importantes do século 20. Ela começou a pintar depois de sofrer um grave acidente de bonde, aos 18 anos, no qual fraturou a coluna e a pélvis. Frida utilizava um cavalete adaptado à cama e pintava muitos autorretratos — em um deles, A Coluna Partida, aparece com um colete ortopédico. Com um estilo considerado surrealista, ela se tornou um símbolo da criatividade das mulheres. 

História arte pintura Frida Kahlo Michelangelo Tarsila do Amaral pintores artistas História da Arte Van Gogh Pablo Picasso

Leia também

Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?


Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix


Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?


O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?


Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?


Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme