Com uma trama repleta de ramificações surpreendentes, chega ao sétimo volume a saga de sucesso A Roda do Tempo, publicada pela Intrínseca
Redação Publicado em 21/11/2021, às 09h00
Em Uma Coroa de Espadas, os leitores continuam a acompanhar a jornada de Rand al’Thor, o Dragão Renascido, que se prepara para enfrentar o Tenebroso em Tarmon Gai’don, a Última Batalha.
No novo volume, Elayne, Aviendha e Mat estão cada vez mais perto do ter'angreal que pode reverter a onda de calor que se alastra pelo mundo e restaurar o clima natural. Em meio à rede de tramas das Aes Sedai de Salidar, Egwene desafia tradições e abre caminho para que a Torre abrace diferentes tipos de mulheres capazes de canalizar, algumas de origens surpreendentes.
Já Rand se prepara para enfrentar o Abandonado Sammael nas sombras de Shadar Logoth, onde uma entidade sedenta por sangue, Mashadar, está à espreita, pronta para dominar sua presa.
A partir de novembro, os fãs também poderão acompanhar a saga fora das páginas: A Roda do Tempo deu origem à série de mesmo nome produzida pelo Amazon Prime Video.
Para aqueles que querem ir ainda mais fundo nos livros de Jordan, existem várias referências a mitologia, literatura e até psicologia que podem ser percebidas nas obras. Confira algumas delas abaixo:
É difícil encontrar qualquer obra de fantasia dos últimos 60 anos que não se inspire, mesmo que superficialmente, nos livros de Tolkien. Diversas comparações já foram feitas entre o universo criado por Jordan e o do autor inglês, sendo a complexidade e riqueza de detalhes de ambos a que mais se destaca.
Jordan também parece fazer diversas homenagens e referências a personagens e locais de O senhor dos anéis e outros trabalhos de Tolkien: Andor — uma das nações independentes em A Roda do Tempo — é também um dos nomes de Númenor — o reino da civilização dos Homens —, e as Montanhas de Doom, de Jordan, remetem à Montanha da Perdição (“Mount Doom”, no original) para onde Frodo deve levar o Anel de Sauron, a fim de destruí-lo.
É possível perceber várias semelhanças entre o ciclo de lendas sobre o Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda nos livros de Jordan. A mais óbvia talvez seja a ordem das Aes Sedai, mulheres capazes de canalizar o Poder Único. Por seu protagonismo nos livros e sua influência política, é fácil associá-las às sacerdotisas de Avalon, que atuam tanto como apoiadoras quanto como opositoras do reinado de Arthur.
Além disso, alguns nomes de personagens e locais em A Roda do Tempo remetem ao universo de Arthur. A rainha Morgase e seu filho Gawyn, de Jordan, remetem a Morgause e Gawain, tia e sobrinho de Arthur, respectivamente. As cidades Tar Valon e Caemlyn, por sua vez, nos lembram da ilha de Avalon e da corte de Camelot.
A narrativa de A Roda do Tempo tem influências de diferentes mitologias e crenças. Podemos perceber nos personagens traços de diversas divindades, como é o caso de Perrin e Mat: os melhores amigos de Rand fazem alusão às figuras de Perun, o deus eslavo dos trovões, e Odin, a principal divindade do panteão nórdico.
Do mesmo modo, os heróis lendários Shivan e Amaresu trazem nomes e características semelhantes a Shiva, o Transformador, uma das principais divindades da tradição hinduísta, e Amaterasu, a deusa xintoísta do Sol.
Como consequência dessa riqueza mitológica, a jornada dos personagens de A Roda do Tempo evoca o conceito dos arquétipos, formulado pelo psicanalista Carl Gustav Jung. É possível ver traços da Grande Mãe — arquétipo ligado à maternidade, criação e fertilidade — em Egwene al'Vere, e traços do Velho Sábio — arquétipo de orientação e sabedoria — em Thom Merrilin.
Os arquétipos Junguianos tiveram grande influência no monomito elaborado por Joseph Campbell, conhecido popularmente como “jornada do herói”. Essa estrutura se destaca na trajetória de Rand e em todos os desafios que o rapaz enfrenta para se tornar o Dragão Renascido.
ROBERT JORDAN, pseudônimo de James Oliver Rigney Jr., nasceu em 17 de outubro de 1948, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Aprendeu a ler sozinho, e aos 5 anos vivia imerso em histórias de autores como Mark Twain e Júlio Verne. Serviu na Guerra do Vietnã, formou-se em física e, em 1977, quando trabalhava para a Marinha como engenheiro nuclear, começou a escrever.
Catorze volumes compõem a série A Roda do Tempo, adaptada para as telas pelo Amazon Prime Video e considerada a maior e mais elaborada obra de literatura fantástica já criada desde os livros de J.R.R. Tolkien. Robert Jordan morreu em 16 de setembro de 2007.
Tradução: Mariana Serpa; Rafael Miranda Rodrigues
Páginas: 768
Editora: Intrínseca
Uma Coroa de Espadas - Série a Roda do Tempo – Volume 7 - https://amzn.to/3kR9EFv
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme