Banheiro público em estilo art nouveau de Paris tem atraído multidões de turistas para um cartão postal imprevisível
Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/04/2023, às 09h00 - Atualizado em 24/08/2023, às 16h16
Ah, Paris... a Cidade das Luzes, a capital do romance, repleta de maravilhosos pontos turísticos cheios de história como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre. Tudo isso é uma parte essencial de uma visita à capital da França, mas o que os especialistas em turismo dizem que não pode faltar na sua lista em 2023 é um banheiro público.
Não, você não leu errado. Nos últimos tempos, uma atração turística inusitada de Paris tem atraído hordas de turistas, segundo o portal Nossa UOL. Esse novo 'point' não é exatamente novo, já que é um banheiro público construído há mais de 100 anos, em 1905. Porém, uma nova reforma trouxe o Lavatório Madeleine de volta ao mapa da cidade.
Construído em anexo à Igreja de la Madeleine, que por si só já é curiosa, com arquitetura remetendo aos templos da Grécia Antiga mesmo sendo um templo católico, o Lavatório Madeleine é um conjunto de lavabos edificado em 1905. Essa construção se encontra no 8º distrito (ou arrondissement, como os parisienses chamam) da cidade, região chique onde se encontra a Avenida Champs-Élysées, famosa pelas lojas de luxo.
O Lavatório Madeleine ficou fechado durante 12 anos. Só no dia 20 de fevereiro de 2023 que o banheiro público mais badalado de Paris reabriu as portas (e as privadas) ao público.
Nesse retorno à vida da cidade, o Lavatório Madeleine deixou de ser um simples banheiro público e se transformou em um ponto turístico, um cartão postal bem diferente dos já típicos Torre Eiffel e pirâmide do Louvre.
O jornal francês Le Monde afirmou que o local acabou indo parar na lista de paisagens obrigatórias de Paris para vários que visitam a cidade. E, olhando para o Lavatório Madeleine, até que faz sentido. Sua arquitetura estilo art nouveau, corrente artística do fim do século 19 e início do século 20, cativa o visitante com lindas cerâmicas, vitrais e espelhos.
A Prefeitura de Paris divulgou um pouco da história do luxuoso banheiro público. O Lavatório Madeleine foi construído todo com materiais nobres da marca de sanitários de alto padrão Établissements Porcher. Essa construção francesa se inspirou nos vizinhos do outro lado do Canal da Mancha, os londrinos, que tinham diversos banheiros públicos chiques e interessantes no fim do século 19.
O Lavatório Madeleine foi o primeiro desses banheiros públicos chiques em Paris. A construção possui duas galerias: uma para homens e a outra para mulheres. O banheiro é decorado com madeira de mogno envernizado, vitrais, cerâmicas e mosaicos.
Além da parte decorativa, o lavatório contava com uma guarita para vigia e uma cadeira e estação de trabalho para um engraxate. Cada cabine do banheiro oferecia seu próprio espelho e pia, como um lavabo individual, garantindo a privacidade de cada um.
Ambas as galerias são acessíveis por escadas na Place de la Madeleine, uma praça ao lado da igreja. Infelizmente, o Lavatório Madeleine ainda é inacessível para pessoas com mobilidade reduzida. A Prefeitura de Paris já anunciou uma nova fase de reformas, com uma restauração do mosaico do banheiro até 2024. Será que a ampliação do acesso a todos os visitantes vem junto? Ainda não se sabe.
O Lavatório Madeleine foi tombado como monumento histórico em 2011, mesmo ano em que foi fechado para renovações. Depois das muitas reformas, o banheiro foi reaberto ao público, mas agora a galeria masculina virou uma sala de máquinas, e a feminina está aberta a todos os sexos.
A empresa 2theloo administra o local, e cobra uma taxa de entrada de 2 euros (cerca de R$ 11). O Lavatório Madeleine está aberto das 10h às 18h todos os dias.
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme