Há 80 anos, o USS Archerfish tornou-se um dos submarinos mais emblemáticos do mundo e agora inspira World of Warships
Redação Publicado em 17/12/2024, às 13h00
Há 80 anos, o USS Archerfish tornou-se um dos submarinos mais emblemáticos do mundo após uma batalha histórica durante a Segunda Guerra Mundial, na qual a embarcação afundou o Shinano – o maior porta-aviões construído naquela época.
Este confronto tornou-se uma das batalhas navais mais renomadas da história e detentora do Recorde Mundial do Guinness. Desde 28 de novembro, os jogadores do World of Warships, MMO de combate naval gratuito para PC, poderão controlar e reencenar o conflito com as duas famosas embarcações historicamente recriadas para o jogo.
O USS Archerfish foi construído em 22 de janeiro de 1943 na Base Naval de Portsmouth como um submarino da classe Balao e batizado em homenagem ao peixe tropical que é conhecido por suas excepcionais habilidades de ataque quando se trata de encontrar presas. O papel da embarcação era de ajudar a derrubar inimigos e participar do esforço dos EUA em vencer a guerra por meio de patrulhas.
O submarino foi comissionado em 4 de setembro de 1943, comandado pelo Tenente Comandante George W. Kehl. Após exercícios de treinamento, o navio partiu em sua primeira patrulha de guerra em 23 de dezembro de 1943 no Mar da China Oriental, onde durante uma patrulha de 53 dias, atacou três navios inimigos, mas sem sucesso.
Nos meses seguintes, o USS Archerfish foi colocado sob o comando do Tenente Comandante WH Wright e teve sucesso em danificar navios japoneses e afundar o navio de defesa costeira Kaikoban 24. Em novembro de 1944, durante o auge da Segunda Guerra Mundial e liderado pelo Comandante Joseph F. Enright, o submarino fez história, ficando famoso por afundar o porta-aviões japonês Shinano — uma embarcação de tamanho impressionante que foi convertida em porta-aviões mais tarde na guerra.
O Shinano começou a ser construído em total sigilo como um encouraçado, da mesma classe do famoso Yamato, em 4 de maio de 1940, até a estrategicamente influente Batalha de Midway, em 4 e 7 de junho de 1942, quando a maioria dos porta-aviões japoneses foram perdidos. Neste momento, foi decidido que o Shinano seria convertido em porta-aviões, e assim ele se tornou o maior navio desta categoria construído naquela época.
Pesando 72 mil toneladas, foi considerado inafundável devido à sua construção intimidante. Em novembro de 1944, quando a construção do Shinano ainda não estava concluída, foi decidido que ela viajaria do Arsenal Naval de Yokosuka, nos arredores de Tóquio, até a Base Naval de Kure, perto de Hiroshima, para completar sua construção, partindo assim em sua viagem inaugural incompleta.
Às 18:00 do dia 28 de novembro de 2024, o Shinano iniciou sua viagem escoltado por quatro contratorpedeiros. Às 20:48, menos de três horas depois de partir para o mar, Shinano foi interceptado ao sul de Nagoya pelo USS Archerfish, e uma perseguição de 6 horas começou. O submarino dos EUA rastreou pacientemente o porta-aviões antes de encontrá-lo a 1.400 metros de distância, disparando seis torpedos de seus tubos dianteiros.
Depois de testemunhar duas explosões que sacudiram o porta-aviões, o USS Archerfish submergiu ainda mais na água para evitar retaliação. Quatro dos torpedos atingiram o casco do IJN Shinano, causando uma grande explosão no porta-aviões. De acordo com o Comandante Enright, ruídos altos de ruptura e o som de uma tripulação em pânico puderam ser captados.
Após 6 horas de resistência aos danos e 17 horas da primeira e única viagem de Shinano, a embarcação finalmente sucumbiu aos danos. Da tripulação a bordo, 1.000 pessoas sobreviveram e mais de 1.400 foram consideradas desaparecidas em combate.
O capitão do Shinano, Toshio Abe, permaneceu a bordo do navio que estava afundando. Só depois da guerra é que a tripulação do USS Archerfish percebeu que tinha feito história ao afundar o maior navio de guerra de toda a Segunda Guerra Mundial.
Com as duas embarcações sendo adicionadas ao World of Warships, os jogadores serão capazes de recriar a famosa batalha e usá-las em suas próprias estratégias de combate naval. Tanto o submarino Archerfish dos EUA quanto o porta-aviões japonês Shinano chegam ao jogo como recriações históricas completas de seus homólogos da Segunda Guerra Mundial, permitindo aos jogadores a chance de obter o controle desses renomados navios no jogo.
O submarino americano de nível X, Archerfish, vem equipado com torpedos teleguiados de curto alcance, tornando-o um candidato ideal para combates de perto. Além disso, seus sinais de sonar viajam em alta velocidade com maior largura de setor, facilitando a criação de sinais duplos e a identificação de inimigos na água.
Archerfish também é o primeiro submarino do World of Warships equipado com Instruções de Combate, que oferecem um aumento de recarga para todos os consumíveis e são recarregados quando avistados por navios inimigos, garantindo ataques com seu poder de fogo devastador.
Para aqueles que utilizam o porta-aviões japonês de nível X, Shinano, um conjunto drasticamente diferente de opções está disponível, tornando-o mais parecido com um encouraçado. O tradicional Grupo de Controle de Danos atua de maneira diferente de outros porta-aviões do World of Warships, durando menos tempo, mas recarregando muito mais rápido.
Para batalhas aéreas, um novo esquadrão de aviões composto por bombardeiros é poderoso contra navios no mar, juntamente com o tático Gerador de Cortina de Fumaça que pode ser usado para tomar posições agressivas furtivamente.
Shinano também vem equipado com revestimento aprimorado de 27 mm, canhões secundários aprimorados e um número limitado, mas mais preciso de torres.
Ambas as embarcações já estão disponíveis no World of Warships e vêm ao lado de um comandante com três pontos de habilidade, uma vaga no porto, uma bandeira memorável, uma missão bônus e uma camuflagem permanente de aço.
Um aplique historicamente recriado do USS Archerfish também pode ser obtido por meio de uma série de missões que os jogadores podem completar para usar como um distintivo de recomendação até 30 de janeiro de 2025.
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