Aeronave que desapareceu antes de pousar, sumiu por meio século e até mesmo virou alvo de teorias envolvendo ações de seres extraterrestres; mas o que aconteceu?
Victória Gearini Publicado em 11/07/2020, às 19h26 - Atualizado em 05/01/2023, às 09h51
Parece enredo da série Lost, mas não é! Durante meio século, o vôo CS59, da British South American Airways, intrigou autoridades após desaparecer misteriosamente. Sem nenhum sinal ou pedido de socorro, o último contato do piloto com a torre de controle do aeroporto foi feita quatro minutos antes da previsão de chegada à capital chilena. No entanto, depois disso, a aeronave desapareceu completamente.
No dia 2 de agosto de 1947, às 17h41, o vôo CS59, da companhia aérea British South American Airways, contatou a torre de controle do aeroporto de Los Cerrillos, na cidade de Santiago, no Chile. Na ocasião, o piloto avisou que estaria próximo de aterrissar a aeronave em solo chileno. No entanto, este avião nunca mais foi visto.
Após algumas horas desaparecido, uma equipe de busca foi montada a fim de encontrar alguma pista que pudesse esclarecer o sumiço repentino da aeronave. Conforme os dias foram passando, o caso se tornava mais enigmático, intrigando autoridades.
Posteriormente, dois acidentes aéreos envolvendo a mesma companhia foram relatados, o que levantou a suspeita de sabotagem. O vôo CS59 continha a presença de um diplomata britânico entre os passageiros, o que também levantou a hipótese de um possível atentado terrorista.
A última mensagem enviada pelo rádio também convenceu muitas pessoas que o desaparecimento seria resultado de ações de seres extraterrestres. A última transmissão dizia em código morse: "ETA (tempo de chegada estimado) Santiago 17h45 STENDEC". Esta última palavra nunca foi explicada de forma satisfatória, o que levou muitas pessoas a acreditarem que seria uma mensagem subliminar relacionada a seres de outros planetas.
Ao longo dos anos, a falta de respostas sobre este desaparecimento assolou as famílias das vítimas. Até que, em janeiro de 2000, os restos mortais e fragmentos de um avião foram encontrados próximos ao vulcão Tupungato, na Argentina. Após as autoridades investigarem o local, declararam que os destroços pertenciam ao vôo CS59, o que deu início a uma longa investigação.
Em um primeiro momento, a descoberta intrigou ainda mais os investigadres. Afinal, como um avião que estava prestes a pousar aparece anos depois a mais de 80 quilômetros do destino final? Além disso, a área já teria sido vasculhada anteriormente.
Logo, a perícia descartou a ideia de bombas, pois os motores funcionavam normalmente. Além disso, a distribuição dos destroços indicavam que a aeronave teve um impacto direto com a montanha, o que possivelmente gerou uma avalanche, impossibilitando que as primeiras equipes de resgate o encontrassem.
Acredita-se, ainda, que a neve tenha coberto os destroços do vôo CS59, mas por conta da movimentação natural do gelo, anos mais tarde, foi possivel localizar o avião. Na época, as autoridades afirmaram que a causa do acidente estaria vinculada a um fenômeno atmosférico natural e invisível: o jetstream.
Embora pouco frequente, o fenômeno produz uma forte corrente de vento gerada a partir de grandes altitudes. Como, em 1947, poucas aeronaves podiam sobrevoar tão alto, acredita-se que o jetstream tenha alterado a velocidade do avião e afetado os cálculos aéreos.
Para os investigadores, o piloto teria subido mais de 24 mil pés, a fim de evitar uma tempestade que afetava a Cordilheira dos Andes. No entanto, neste momento, teria sido atingido pelo jetstream, que causou intensos danos na aeronave. Ao descer, o avião teria colidido com a montana.
Atualmente, embora o mistério esteja parcialmente resolvido, as autoridades e pesquisadores não foram capazes de traduzir o que a palavra Stendec significa. Com um verdadeiro enredo cinematográfico, este caso ainda hoje intriga estudiosos.
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